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Análise da viabilidade econômica e social da implementação
do
ensino a distância em instituições de ensino superior privadas.
Guilherme Berlingieri Polho João Amato Neto 1954-
2020
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Título:
Análise da viabilidade econômica e social da implementação
do
ensino a distância em instituições de ensino superior privadas.
Autor:
Guilherme Berlingieri Polho
João Amato Neto 1954-
Assuntos:
ENSINO SUPERIOR
;
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Notas:
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Descrição:
O presente trabalho de formatura tem como principal tema a avaliação da viabilidade econômica e social da implementação
do
Ensino a Distância (EaD) em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas no Brasil. Os principais objetivos são entender a dinâmica atual
do
setor, envolvendo o cenário competitivo e políticas públicas, entender a mudança de oferta no Ensino Superior e tendências para a indústria, e avaliar, econômica e socialmente, a implementação
do
modelo de ensino EaD por meio de polos dedicados ao redor
do
Brasil. Para isso, fez-se uma revisão da indústria de Ensino Superior através de dados públicos
do
Ministério da Educação e bibliografias destinadas à análise de estratégia, a fim de entender o contexto atual, os principais players atuantes no setor e impactos das recentes mudanças regulatórias no ensino privado. Em sequência, realizou se uma revisão dos fundamentos de contabilidade, métodos de avaliação de retornos e viabilidade de projetos, avaliação
do
retorno social levando-se em conta os investimentos e principais impactos da implementação da modalidade EaD. Por fim, elaborou-se um modelo econômico-financeiro de um polo EaD, a fim de encontrar o retorno implícito e a viabilidade socioeconômica da implementação dos polos de ensino para determinada modalidade. Os retornos e variáveis principais que impactam o retorno do projeto foram sensibilizados por meio de análises de sensibilidade para entender o grau de variação e risco implícito aplicado no projeto.
Data de criação/publicação:
2020
Formato:
108 p.
Idioma:
Português
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