skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Formação de professores de Química no Brasil e no mundo

Fernandez, Carmen

Estudos Avançados; v. 32 n. 94 (2018); 205-224

Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados 2018-12-13

Acesso online

  • Título:
    Formação de professores de Química no Brasil e no mundo
  • Autor: Fernandez, Carmen
  • Assuntos: Chemistry Teaching; Chemistry Teachers Education; Chemistry Teachers’ Knowledge; Ensino De Química; Formação De Professores De Química; Conhecimento De Professores De Química
  • É parte de: Estudos Avançados; v. 32 n. 94 (2018); 205-224
  • Descrição: This text presents a panorama of Chemistry Education in several countries and focuses particularly on the training of Chemistry teachers in these different contexts. In this sense, the basic structure of the educational system of different countries is presented, as well as the particularities of the schools, such as working hours, number of students per class etc. The training of Chemistry teachers in each country is described in general terms and in terms of the curriculum, in addition to practical aspects of the profession, such as social valuation and the type of institution in which the training is done. The following countries were appraised: Australia, Brazil, Canada, Finland, Germany, India and United States. There are many differences between them, but some thingg in common in the best-performing countries in international assessments are close attention to, and monitoring of, the quality of teacher education, the social value of teachers and the working conditions in schools.
    O texto apresenta um panorama do ensino de Química em vários países, e particularmente foca na formação de professores de Química nesses distintos contextos. Nesse sentido, é apresentada a estrutura básica do sistema educacional dos diferentes países, particularidades da escola como horários de funcionamento e número de alunos por classe etc. Em relação à formação de professores de Química descreve-se em linhas gerais como é feita em cada país em termos de currículo além de aspectos práticos da profissão como valorização social e em que tipo de instituição é feita a formação. Foram tratados os seguintes países: Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Finlândia e Índia. Há muitas diferenças, mas uma coisa comum entre os países com melhores resultados nas avaliações internacionais recai na atenção e acompanhamento próximo em relação à qualidade da formação de professores, a valorização social e as condições de trabalho nas escolas.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152691/149188
  • Editor: Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Avançados
  • Data de criação/publicação: 2018-12-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.