skip to main content

Distribuição espacial do pH, do sódio e da matéria orgânica num solo irrigado com efluente de esgoto tratado rico em sódio

R. C. Monteiro T Gloaguen; R. A. B Gonçalves; Adolpho José Melfi; M. C Forti; Y Lucas; Celia Regina Montes; Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo (12. 2004 Piracicaba, SP)

Agropecuária; resumos São Paulo : USP, 2004

São Paulo USP 2004

Localização: ESALQ - Biblioteca Central    (CD E 757 12/2004 1430857 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Distribuição espacial do pH, do sódio e da matéria orgânica num solo irrigado com efluente de esgoto tratado rico em sódio
  • Autor: R. C. Monteiro
  • T Gloaguen; R. A. B Gonçalves; Adolpho José Melfi; M. C Forti; Y Lucas; Celia Regina Montes; Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo (12. 2004 Piracicaba, SP)
  • Assuntos: MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO; EFLUENTES
  • É parte de: Agropecuária; resumos São Paulo : USP, 2004
  • Descrição: Verificar as alterações de pH, matéria orgânica (MO) e Na em um Latossolo, cultivado com milho e irrigado com efluente de esgoto tratado por lagoa de estabilização (EET). Material e/ou métodos: O experimento foi realizado em Lins (SP) em fev - jul/02 e mar - jul/03. O delineamento experimental foi em faixas com 4 tratamentos e cinco repetições (P1: irrigação com EET, sem fertilização nitrogenada mineral (FNM); P2: EET clorado + FNM; P3: água + FNM; P4: sem irrigação). Amostras de solo foram coletadas em 30 pontos e 6 profundidades: 0-10, 10-20, 20-30, 45-55, 95-105 e 195-200cm. A distribuição espacial dos resultados foi obtida por meio do programa SURFER 8 com uso da Mínima Curvatura. Resultados: Os valores de pH variaram de 4 a 6 em toda área, sendo os mais baixos no tratamento P2. Estes valores são, em geral, mais elevados que os observados para o solo antes da irrigação com EET. Incremento de Na no solo ocorreu com a irrigação de EET, especialmente nas camadas superficiais. Um pequeno aumento de MO foi observado no solo comparativamente aos teores antes da irrigação. Conclusões: O aumento do pH do solo pode estar associado ao pH do efluente, a adição de cátions trocáveis e de ânions, a alteração na ciclagem de nutrientes pela irrigação com EET, havendo necessidade de estudos ao longo do tempo para melhor entendimento da dinâmica do efluente no solo.Aumentos nas concentrações de Na no solo são devido aos altos teores deste elemento no efluente.
  • Editor: São Paulo USP
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: CD-ROM.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.