skip to main content

Efeito da associação de aines e antibióticos na citotoxicidade e biocompatibilidade de pastas de hidróxido de cálcio

A. M. R. Garcia F Cesário; P. H Weckwerth; Marco Antonio Hungaro Duarte; Rodrigo Ricci Vivan; G. F Silva; COB - Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. José Mondelli" (31. 2018 Bauru)

Anais Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2018

Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo 2018

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Efeito da associação de aines e antibióticos na citotoxicidade e biocompatibilidade de pastas de hidróxido de cálcio
  • Autor: A. M. R. Garcia
  • F Cesário; P. H Weckwerth; Marco Antonio Hungaro Duarte; Rodrigo Ricci Vivan; G. F Silva; COB - Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. José Mondelli" (31. 2018 Bauru)
  • Assuntos: HIDRÓXIDO DE CÁLCIO -- QUÍMICA; ANTIBIÓTICOS -- QUÍMICA; ANTI-INFLAMATÓRIOS NÃO ESTEROIDES -- QUÍMICA
  • É parte de: Anais Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2018
  • Notas: Disponível em: https://32cob.com.br/static/download/anais/Anais_31_COB.pdf. Acesso em: 08 abr. 2019.
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: O objetivo do estudo foi avaliar a reação tecidual e a citotoxicidade de pastas de Ca(OH)2 associadas à 5% de diclofenaco sódico, ibuprofeno e à amoxicilina. Tubos de polietileno foram preenchidos com os materiais e implantados no subcutâneo de ratos; tubos vazios foram utilizados como controle. A análise histopatológica foi realizada: número de células inflamatórias e de fibroblastos, medida da espessura da cápsula, presença de células gigantes e áreas de necrose. Foi realizada a contagem de células inflamatórias e fibroblastos. Além disso, o teste do MTT foi utilizado para a avaliação da viabilidade celular das diferentes pastas. Aos dados foi aplicada a análise estatística utilizando ANOVA e Tukey (p<0,05). A comparação entre os materiais mostrou que as pastas de hidróxido de cálcio induziram uma reação inflamatória severa aos 7 dias. Após 30 dias, evidenciou-se um número de CI menor no tecido adjacente à pasta com diclofenaco em comparação aos outros medicamentos (p<0.001). Além disso, neste grupo, aos 30 dias, não foram observadas diferenças estatísticas na quantidade de fibroblastos em relação ao controle (tubo vazio) . As pastas de hidróxido de cálcio pura, com ibuprofeno ou com amoxicilina induziram uma reação inflamatória severa aos 7 dias e moderada após 30 dias de implantação no subcutâneo. A cápsula foi espessa aos 7 dias, fina aos 30 dias em todos os grupos. Zonas de necrose foram observadas em contato com as diferentes pastas de hidróxido de cálcio nos períodos de 7 dias. Por meio do teste do MTT, não foi observada citotoxicidade em enhum grupo. Conclui-se que o Ca(OH)2 associado às diferentes drogas promoveu a viabilidade celular e permitiu a regressão do processo inflamatório após 30 dias, sendo considerado biocompatível
  • Editor: Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: p. 237.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.