skip to main content

Efeito de bactérias endofíticas sobre a sintese de enzimas po Catharanthus roseus

M. C. Quecine Aline Aparecida Pizzirani-Kleiner; J Marcon; Simposio Internacional de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo (11. 2003 Piracicaba); Reunião Paulista de Iniciação Cientifica em Ciências Agrárias (14. 2003 Piracicaba); Congresso de Iniciação Cientifica da ESALQ (17. 2003 Piracicaba)

Agropecuária; resumos São Paulo : USP, 2003

São Paulo USP 2003

Localização: ESALQ - Biblioteca Central    (CD E 757 11/2003 1367095 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Efeito de bactérias endofíticas sobre a sintese de enzimas po Catharanthus roseus
  • Autor: M. C. Quecine
  • Aline Aparecida Pizzirani-Kleiner; J Marcon; Simposio Internacional de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo (11. 2003 Piracicaba); Reunião Paulista de Iniciação Cientifica em Ciências Agrárias (14. 2003 Piracicaba); Congresso de Iniciação Cientifica da ESALQ (17. 2003 Piracicaba)
  • Assuntos: BACTÉRIAS FITOPATOGÊNICAS; ENZIMAS; PLANTAS ORNAMENTAIS; MICRORGANISMOS ENDOFÍTICOS
  • É parte de: Agropecuária; resumos São Paulo : USP, 2003
  • Notas Locais: Também em CD-ROM
  • Descrição: Microrganismos endofíticos habitam o interior de vegetais sem causar aparente danos à planta. Inúmeros trabalhos tem demonstrado que interação planta-endófitos pode favorecer o controle biológico de fitopatógenos bem como promover o crescimento da planta hospedeira. A utilização desses microrganismos no controle biológico pode ser de forma indireta, ativando o sistema de defesa da planta, com aumento da síntese de enzimas envolvidas na redução do crescimento dos patógenos. Dentro desse contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos de Curtobacterium flaccumfaciens e de linhagens selvagens e geneticamente modificadas (GM) de Methylobacterium spp. sobre a síntese de catalase, quitinase e endoglicanase por Catharanthus roseus. Esta planta é utilizada como modelo para o estudo da patogenicidade de Xylella fastidiosa. As linhagens GM expressam o gene da endoglicanase de Bacillus pumilus, a qual está relacionada com a degradação de goma fastidiana. Noventa dias após a inoculação, foi realizada a extração da proteína total das folhas, e a partir desse extrato vegetal, avaliado a produção das enzimas de interesse. Foi verificado que endófitos geneticamente modificados induziram um aumento na síntese de endoglicanase pela planta, enquanto que M. mesophilicum (selvagem e geneticamente modificadas) induziu um aumento na síntese de quitinase, mostrando que os endófitos avaliados podem ser utilizados para a indução de resistência sistêmica na planta
  • Editor: São Paulo USP
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: p. 43, res. 1.81.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.