skip to main content

Automação da leitura de um umidímetro tipo Speedy com o uso de um microcontrolador

T. C. Garzella Tarlei Arriel Botrel; L. M Lobato; O Rettore Neto; Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo (11. 2003 Piracicaba); Reunião Paulista de Iniciação Cientifica em Ciências Agrárias (14. 2003 Piracicaba); Congresso de Iniciação Cientifica da ESALQ (17. 2003 Piracicaba)

Agropecuária; resumos São Paulo : USP, 2003

São Paulo USP 2003

Localização: ESALQ - Biblioteca Central    (CD E 757 11/2003 1367095 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Automação da leitura de um umidímetro tipo Speedy com o uso de um microcontrolador
  • Autor: T. C. Garzella
  • Tarlei Arriel Botrel; L. M Lobato; O Rettore Neto; Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo (11. 2003 Piracicaba); Reunião Paulista de Iniciação Cientifica em Ciências Agrárias (14. 2003 Piracicaba); Congresso de Iniciação Cientifica da ESALQ (17. 2003 Piracicaba)
  • Assuntos: IRRIGAÇÃO (EQUIPAMENTOS); UMIDADE DO SOLO
  • É parte de: Agropecuária; resumos São Paulo : USP, 2003
  • Notas Locais: Também em CD-ROM
  • Descrição: Frequentemente faz-se necessário, em atividades como manejo de sistemas de irrigação e observações microclimatológicas, inúmeras determinações da umidade do solo em locais e profundidades diferentes, durante um curto período. Nessas situações, o Speedy é muito utilizado, visto que é portátil, fornece seus resultados de forma rápida e possui boa precisão. Entretanto, a visualização de seus resultados se dá através de tabelas, fato que além de reduzir a praticidade de sua utilização, pode conferir ao equipamento perda de precisão. Assumiu-se, então, como objetivo desta pesquisa, o desenvolvimento de um circuito eletrônico que, acoplado ao Speedy, permitisse a apresentação direta em um display, dos valores de umidade do solo. Com o uso de um microcontrolador, um conversor A/D, um sensor de pressão e outros componentes eletrônicos, construiu-se um dispositivo responsável pela automação do Speedy. Dessa forma, os valores de pressão originados pela formação do gás acetileno a partir da reação do carbureto de cálcio com a água no interior do cilindro do Speedy, são quantificados pelo dispositivo e transformados em valores de umidade da amostra. Assim, automatizou-se o processo de conversão dos valores de pressão para umidade, o que elimina a antiga utilização de tabelas e torna mais prático o manuseio do respectivo instrumento. Observou-se um ótimo funcionamento do Speedy com o dispositivo desenvolvido, o que permite sua aplicação em sistemas automatizados de manejo da irrigação
  • Editor: São Paulo USP
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: p.98, res. 2.4.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.