skip to main content

Experiência de uma aprendizagem profissional à distância estágio curricular em biblioteca universitária no contexto da pandemia de COVID-19

Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos Ernesto José de Castro Candido Lopes; Eliana Mara Martins Ramalho; Stela do Nascimento Madruga; Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo (6. 2021 São Paulo)

Sessões de Pôster São Paulo : Universidade de São Paulo - USP, 2021

São Paulo Universidade de São Paulo - USP 2021

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Experiência de uma aprendizagem profissional à distância estágio curricular em biblioteca universitária no contexto da pandemia de COVID-19
  • Autor: Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos
  • Ernesto José de Castro Candido Lopes; Eliana Mara Martins Ramalho; Stela do Nascimento Madruga; Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo (6. 2021 São Paulo)
  • Assuntos: ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS; BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA
  • É parte de: Sessões de Pôster São Paulo : Universidade de São Paulo - USP, 2021
  • Notas: Disponível em: https://congressograduacao.usp.br/wp-content/uploads/2021/08/P107_E.pdf. Acesso em: 10 set. 2021
  • Descrição: Durante a pandemia de COVID-19, houve a necessidade dos alunos da disciplina de Estágio Curricular do Curso de Biblioteconomia da ECA/USP exercerem suas atividades de maneira remota, sendo que o local do estágio também necessitou adequar suas orientações à distância. A biblioteca do IME-USP ofereceu esta oportunidade de estágio para um aluno da ECAUSP e propôs o plano de atividades neste formato. O plano contemplou a prática de catalogação da produção docente no catálogo das Bibliotecas USP e a execução de atividades relacionadas com o Projeto GLAM-Wiki desta Biblioteca (plataformas da Fundação Wikimedia). A atividade inicial foi o registro de produção intelectual, especificamente artigos científicos e trabalhos de eventos nacionais e internacionais dos docentes do IME. A bibliotecária responsável por este serviço apresentou os sistemas ALEPH, SiBiX, Coletaprod, orientou sobre a recuperação de informações de autores em plataformas como ORCID, Biblioteca FAPESP e Currículo Lattes, e também a localizar os principais dados bibliográficos em bases de dados, repositórios científicos e portais de editoras. Para a indexação, o treinamento focou na estrutura hierárquica de assuntos do Vocabulário Controlado da USP e o aluno realizou na prática o registro e a indexação de alguns documentos, além disso, colaborou com o pedido de inclusão de um novo termo (cidades inteligentes) no Vocabulário da USP. Nas atividades relacionadas ao Projeto GLAMWiki, a partir da explanação também de uma bibliotecária, compreendeu sobre o funcionamento da base Wikidata, que utiliza o formato de dados interligados abertos, e sobre a edição e criação de um verbete na enciclopédia digital aberta e colaborativa Wikipédia, tendo a oportunidade de criar um artigo de pesquisador notável.
    Nota-se que a experiência do aluno foi proveitosa e ampliou seus conhecimentos sobre a área de atuação e inclusive contribuiu com novos conteúdos, independente do formato remoto na execução das atividades.
  • Editor: São Paulo Universidade de São Paulo - USP
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: [1 p.].
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.