skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Discurso da Matemática Específica para Ensinar: a arte de governar

Grilo, Jaqueline de Souza Pereira ; Barbosa, Jonei Cerqueira

Educação & Realidade, 2021, Vol.46 (1)

Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Discurso da Matemática Específica para Ensinar: a arte de governar
  • Autor: Grilo, Jaqueline de Souza Pereira ; Barbosa, Jonei Cerqueira
  • Assuntos: Computer Assisted Instruction ; Discurso ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; Educação Matemática ; Foucault, Michel ; Governamentalidade ; Mathematics ; Mathematics Education ; Mathematics Teachers ; Poder ; Teacher Improvement ; Teaching
  • É parte de: Educação & Realidade, 2021, Vol.46 (1)
  • Descrição: Resumo: O artigo discute como o discurso da Matemática específica para ensinar tem proposto a condução da conduta de professores(as) de Matemática. Trata-se de um ensaio teórico decorrente de uma problematização foucaultiana que incidiu sobre estudos que tratam do Conhecimento Matemático para o Ensino, do Conhecimento Especializado do Professor de Matemática e da Matemática para o Ensino. Esse discurso põe em exercício diferentes tipos de poder, mobilizando estratégias e táticas a fim de acionar a tecnologia nomeada Tecnologia da Especificidade Matemática. Os resultados sugerem que as condutas disponibilizadas por esse discurso transitam entre a lógica individual e disciplinar à lógica governamental. Abstract: The article discusses how the Mathematics discourse specific to teaching has proposed the conduct of mathematics teachers. It is a theoretical essay resulting from a Foucaultian problematization that focused on studies dealing with Mathematical Knowledge for Teaching, the Specialized Knowledge of the Math Teacher and Mathematics for Teaching. This discourse puts into practice different types of power, mobilizing strategies and tactics in order to activate the technology named Technology of Mathematical Specificity. The results suggest that the behaviors made available by this discourse move between individual and disciplinary logic to government logic.
  • Editor: Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.

  • Buscando por
  • emscope:(ASSIN_USP),scope:(USP),scope:(PRUSP),scope:(EBOOKS),scope:(PRODUCAO),scope:(EREVISTAS),scope:(DEDALUS),scope:(CR-USP),scope:(PRODINTEL),scope:(BDPI),primo_central_multiple_fe
  • Mostrar o que foi encontrado até o momento