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Efeito do treinamento aeróbio contínuo ou intervalado sobre a função cognitiva em ratos adultos alimentados com frutose

Rebelo, Macario Arosti

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto 2021-09-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Efeito do treinamento aeróbio contínuo ou intervalado sobre a função cognitiva em ratos adultos alimentados com frutose
  • Autor: Rebelo, Macario Arosti
  • Orientador: Moraes, Camila de
  • Assuntos: Exercício Aeróbio; Frutose; Memoria Espacial; Treino Intervalado De Intensidade Moderada; Endurance Training; Fructose; Moderate-Intensity Interval Training; Spatial Memory
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Na última década estudos tem mostrado que os maus hábitos alimentares podem influenciar negativamente a memória. Por outro lado, os efeitos benéficos do exercício físico sobre a memória também têm sido demonstrados, mas grande parte dos estudos utilizou programas de exercício aeróbio realizado com método contínuo de treinamento físico, sendo escassos até o momento estudos que investigaram o efeito do exercício com método intervalado de treinamento sobre a função cognitiva. Esta comparação é relevante uma vez que a busca por métodos de treinamento mais eficientes é questão em voga na área de Ciências do Esporte. Assim, o objetivo do estudo foi investigar a influência dos diferentes métodos de treinamento físico, contínuo ou intervalado, sobre a memória espacial e aprendizado de animais alimentados com solução de frutose. Além disso, foi investigado se a mudança dietética teria efeito aditivo ao treinamento físico. Para isso, ratos Sprague Dawley machos (70 dias de vida) receberam solução de frutose a 15% por seis semanas. Após a sexta semana, metade dos animais passou a receber água (SDF-A) e a realizar treinamento físico contínuo (TRF-AC) ou intervalado (TRF-AI) e os demais permaneceram com solução de frutose (SDF-F) e a realizar treinamento físico contínuo (TRF-FC) ou intervalado (TRF-FI). Ambos os protocolos de treinamento consistiram de três sessões semanais, com duração de 40 minutos para treino contínuo (60% Vmax) e 18 minutos para treino intervalado (3 x 2 minutos a 70% Vmax por 4 minutos a 35% Vmax). A memória espacial e a aprendizagem foram avaliadas utilizando o labirinto de Barnes, a expressão de BNDF, GFAP e de NeuN no hipocampo foi determinada por western blot e a técnica de imunohistoquimica foi utilizada para marcação de NFkB e de aSMA na região CA3 do hipocampo. Os resultados mostraram que, aparentemente, o treinamento físico intervalado empregado neste estudo foi mais eficiente do que o contínuo, uma vez que os animais do grupo TRF-FI apresentaram tempo de latência primária 59% menor do que os do grupo SDF-F e para o grupo TRF-FC o tempo de latência foi, apenas, 15% menor do que o observado para o grupo SDF-F. Não foi confirmado um efeito aditivo da mudança dietética associada ao exercício físico. Os animais do grupo TRF-FI apresentaram maior expressão de BDNF e tendência à aumento da expressão de NeuN no hipocampo. Em conclusão, o protocolo de treinamento físico que utilizou o método intervalado mostrou-se mais eficiente do que o contínuo para o aprimoramento da memória, levando-se em consideração o tempo de latência no labirinto de Barnes, e que o desempenho em teste de memória está associado à sensibilidade periférica à insulina e aos níveis de NFkB no hipocampo. Foi observado também que a mudança dietética não proporciona efeito aditivo ao treinamento físico nas respostas observadas.
  • DOI: 10.11606/D.109.2021.tde-08122021-160246
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2021-09-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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