skip to main content

The relationship between the psychology and education: crafts interconnected/A relacao entre psicologia e educacao: oficios entrelacados/La relacion entre psicologia y educacion: oficios imbricados

Filho, Osterne Nonato Maia ; Chaves, Hamilton Viana

Acta Scientiarum : education, 2016-07, Vol.38 (3), p.309

Universidade Estadual de Maringa

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    The relationship between the psychology and education: crafts interconnected/A relacao entre psicologia e educacao: oficios entrelacados/La relacion entre psicologia y educacion: oficios imbricados
  • Autor: Filho, Osterne Nonato Maia ; Chaves, Hamilton Viana
  • Assuntos: Analysis ; Education ; Laws, regulations and rules ; Psychological research ; Psychology
  • É parte de: Acta Scientiarum : education, 2016-07, Vol.38 (3), p.309
  • Descrição: The classic thesis that Psychology and Education have a very recent history doesn't seem to have any consensus among epistemology researchers. When the relationship between Psychology and Education is assessed, one realizes that only recently these fields of knowledge have become interconnected as disciplines. Current analysis demonstrates how psychology and education, formerly relatively independent sciences, became interdependent disciplines and professions with wide acknowledgment and social application. Current debate is divided into three sections: the initial discussion between Education and Psychology in their search for laws of human development; the historical and contextual constitution of this knowledge; and the transition from school Psychology towards a broader view between Psychology and Education. It should be underscored that the source of such a close relationship between these sciences does not exclusively respond to a human and more or less universal and synchronic requirement. Paradoxically, conditions of historical development of human sociability and of modern economy and culture, especially in Western capitalist societies, formed and established the interconnection. Keywords: psychology, education, pedagogical practices. A classica tese de que as ciencias psicologica e educacional tem uma historia bem recente parece nao ter um consenso entre os estudiosos da epistemologia dessas areas. Quando se averigua a relacao entre psicologia e educacao, so recentemente se percebeu o quanto esses campos do conhecimento estao entrelacados como oficios e disciplinas. O objetivo deste trabalho e demostrar como a psicologia e a educacao, outrora saberes relativamente independentes, tornaram-se disciplinas, oficios e profissoes interdependentes e de enorme reconhecimento e aplicacao social. Nosso debate esta dividido em tres secoes: a discussao inicial sobre educacao e psicologia, na busca das leis da formacao humana; a constituicao historica e contextual desses saberes; e a transicao de uma psicologia do escolar para uma visao mais ampla entre psicologia e educacao. Ao longo da discussao, tentamos deixar patente a tese de que a fonte de uma relacao tao estreita entre esses saberes responde nao so a uma necessidade humana mais ou menos universal e sincronica, mas que, paradoxalmente, foram certas condicoes do desenvolvimento historico da sociabilidade humana e da economia e da cultura modernas, especialmente nas sociedades capitalistas ocidentais, que cunharam tal entrelacamento. Palavras-chave: psicologia, educacao, praticas pedagogicas. La clasica tesis de que las ciencias psicologica y educacional tienen una historia bastante reciente parece no tener un consenso entre los estudiosos de la epistemologia de estas areas. Cuando se averigua la relacion entre psicologia y educacion, solo recientemente se ha percibido cuanto estos campos del conocimiento estan imbricados como oficios y asignaturas. El objetivo de este trabajo es demostrar como la psicologia y la educacion, otrora saberes relativamente independientes, se volvieron asignaturas, oficios y profesiones interdependientes y de gran reconocimiento y aplicacion social. Nuestro debate esta dividido en tres secciones: la discusion inicial sobre educacion y psicologia, en la busqueda por las leyes de la formacion humana; la constitucion historica y contextual de estos saberes; y la transicion de una psicologia del escolar para una vision mas amplia entre psicologia y educacion. A lo largo de la discusion, intentamos dejar evidente la tesis de que la fuente de una relacion tan estrecha entre estos saberes responde no solo a una necesidad humana mas o menos universal y sincronica, sino que, paradojicamente, fueron algunas condiciones del desarrollo historico de la sociabilidad humana y de la economia y de la cultura modernas, especialmente en las sociedades capitalistas occidentales, que acunaron tal imbricacion. Palabras clave: psicologia, educacion, practicas pedagogicas.
  • Editor: Universidade Estadual de Maringa
  • Idioma: Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.