skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Integração curricular no ensino médio partindo da área de linguagens

Souza, Fernando De Oliveira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2015-09-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Integração curricular no ensino médio partindo da área de linguagens
  • Autor: Souza, Fernando De Oliveira
  • Orientador: Rodrigues, Livia de Araújo Donnini
  • Assuntos: Área De Linguagens; Pesquisa De Professor; Ensino Médio; Integração Curricular; Literatura Como Centro Integrador; Literature As A Center Of Integration; Language Area; High School; Curricular Integration; Teacher-Research
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo desta dissertação é investigar estratégias planejadas e implementadas para integrar os componentes curriculares do Ensino Médio partindo da área de Linguagens. Para tanto, o que se fez foi uma pesquisa de professor (Freeman, 1998). Optou-se por um desenho metodológico organizado em duas etapas consecutivas. Na 1ª etapa, de caráter bibliográfico e documental, pretendeu-se analisar as possíveis integrações já existentes dentro das disciplinas da área de linguagens e entre elas, em um contexto de Escola Técnica Estadual de São Paulo. Na 2ª etapa da pesquisa, de caráter empírico, o pesquisador participou como docente, introduzindo em suas aulas de Língua Portuguesa e Literatura, por meio de uma Sequência Didática, as integrações identificadas na 1ª etapa, a fim de analisar as percepções dos alunos acerca dessas integrações entre as disciplinas da área de Linguagens. Conclui-se que a integração curricular pode ter início com a postura do Docente em sala de aula. Muito além da abordagem interdisciplinar e transdisciplinar, o Professor pode partir do conteúdo a ser ensinado e ele mesmo estabelecer os pontos de contato com outras disciplinas. Finalmente, aponta que a pesquisa de professor colabora para profissionalização da carreira docente. E no caso específico da área de Letras, a partir da análise da presente pesquisa, indica-se que Literatura tem o potencial para ser um grande centro de integração curricular.
  • DOI: 10.11606/D.48.2015.tde-25112015-120434
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2015-09-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.