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Análise formal de Death of a Salesman, de Arthur Miler, e Rasga Coração, de Oduvaldo Vianna Filho a utilização do épico

Ewerton Silva de Oliveira Maria Silvia Betti

2012

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas  Teses CAPH  (11490N )(Acessar)

  • Título:
    Análise formal de Death of a Salesman, de Arthur Miler, e Rasga Coração, de Oduvaldo Vianna Filho a utilização do épico
  • Autor: Ewerton Silva de Oliveira
  • Maria Silvia Betti
  • Assuntos: Miller, Arthur 1915-2005; Vianna Filho, Oduvaldo 1936-1974; LITERATURA COMPARADA; TEATRO -- século 20 -- ESTADOS UNIDOS BRASIL; Contexto Sócio-Histórico; Epic; Épico; Forma Teatral; Social And Historical Context; Theater Form
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: O objetivo deste trabalho é analisar e comparar as peças Death of a Salesman [Morte dum caixeiro viajante] (1949), do dramaturgo americano Arthur Miller (1915-2005), e Rasga Coração (1974), do dramaturgo brasileiro Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha) (1936-1974), especialmente em relação aos elementos épicos presentes nelas. Ambas as obras possuem uma estrutura formal que apresenta passado e presente simultaneamente no palco. Uma vez que uma peça dramática pressupõe sempre o tempo presente exposto cenicamente, o fato de o passado ser parte estrutural de Death of a Salesman e Rasga Coração já o transforma num primeiro importante traço épico das duas obras. A partir daí, vários outros elementos épicos serão apontados e examinados durante o trabalho sendo que estes elementos são importantes na representação dos conflitos sócio-históricos presentes nos Estados Unidos dos anos 40 e no Brasil nas primeiras sete décadas do século XX. Outro aspecto que as duas peças apresentam em comum é o fato de analisarem um conflito geracional entre pai e filho(s), que representa, ao mesmo tempo, o conflito entre forças sociais e históricas maiores. Estudar quais são estas forças sociais representadas é também objetivo da pesquisa. Isto fará com que semelhanças e diferenças entre as obras e seus contextos apareçam e sejam discutidas
  • Data de criação/publicação: 2012
  • Formato: 263 p.
  • Idioma: Português

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