skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Planejamento estratégico e de marketing para uma microempresa projetista de arquitetura
Mariana Faria da Cunha Flávia Rodrigues de Souza 1971
2018
Localização:
EPECP - Esc. Politécnica-Bib Eng Civil e Prod
(ESP/GPC C914p )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Planejamento estratégico e de marketing para uma microempresa projetista de arquitetura
Autor:
Mariana Faria da Cunha
Flávia Rodrigues de Souza 1971
Assuntos:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
;
MARKETING
;
PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
;
PROJETO DE ARQUITETURA
Notas:
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Notas Locais:
Programa Poli-Integra
Descrição:
A crise econômica e política instaurada no Brasil nos últimos anos afetou diretamente as empresas projetistas de arquitetura, que tiveram o faturamento retraído, o quadro de funcionários reduzido e até mesmo a suspensão de serviços já contratados. No Brasil, aproximadamente 86% das empresas que prestam serviços de arquitetura e engenharia consultiva são formadas por micro e pequenas empresas, compostas por até quatro colaboradores. Assim, é notório que o profissional de arquitetura atua como figura principal na empresa e acumula múltiplas atribuições como o planejamento e administração, por exemplo. Estas funções são, muitas vezes, executadas de forma empírica, pois grande parte dos profissionais de arquitetura não possuem conhecimentos específicos de administração. Atualmente, em um mercado altamente competitivo, é fundamental para o empreendedor conhecer e aplicar os conceitos e as práticas de planejamento estratégico e de marketing para manter a empresa de forma saudável e obter vantagem competitiva. Diante deste cenário, a pesquisa propõe desenvolver o planejamento estratégico e de marketing para uma nova empresa projetista de arquitetura especializada em projetos de arquitetura de interiores. Para chegar ao resultado esperado, realizou-se a revisão de literatura com o intuito de compreender os conceitos e etapas do processo de planejamento estratégico e de marketing. Também foi realizada uma pesquisa de campo, por meio de um estudo exploratório de duas empresas para entender como foram conceituadas, como se organizam estruturalmente, quais são seus produtos, quem são seus clientes e, além disso, analisar as práticas adotadas referentes ao planejamento estratégico e de marketing. As lições aprendidas a partir da revisão da literatura e da análise das empresas foram base para conduzir o produto final do trabalho que consiste no
planejamento da nova empresa projetista de arquitetura, tendo como foco a conceituação, o planejamento estratégico e o planejamento de marketing.
Data de criação/publicação:
2018
Formato:
179 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Link para o recurso
Acesso ao outros tipos de links externos
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
3
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript