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Adoção: vivências de parentalidade de adultos adotados

Camargo, Mario Lazaro

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2010-08-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Adoção: vivências de parentalidade de adultos adotados
  • Autor: Camargo, Mario Lazaro
  • Orientador: Bruns, Maria Alves de Toledo
  • Assuntos: Adoção; Psicanálise; Winnicott; Parentalidade; Fenomenologia; Parenthood; Adoption; Psychoanalysis; Phenomenology
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Digitalização: Projeto FINEP 2648, Subprojeto 02 (OFMOVEL) - Scanner Czur ET 16 Plus
  • Descrição: No Brasil, assim como em vários países do mundo, a adoção é reconhecida histórica, social, jurídica e psicologicamente como um modo a partir do qual se pode dar a constituição familiar e uma forma de inserção da criança em família substituta, especialmente aquela criança que, por uma série de motivos, se encontra impossibilitada de conviver com sua família de origem. Muito se tem produzido cientificamente sobre a temática da adoção, sobretudo nas áreas da Psicologia, Psicanálise, Psiquiatria e Direito. Contudo, verificamos uma escassez de pesquisas que abordam o universo da adoção na perspectiva do adulto adotado. Com o objetivo de dar voz a este público e compreender como se dá o exercício de parentalidade daquele que no passado foi abandonado ou entregue em adoção, vinculamo-nos à pesquisa qualitativa fenomenológica enquanto metodologia e à psicanálise winnicottiana enquanto referencial teórico interpretativo. Os depoimentos de nossos colaboradores foram obtidos a partir da entrevista fenomenológica e, para serem incluídos em nosso processo de análise, os depoimentos colhidos tiveram que se apresentar como portadores dessas características: ser significante, pertinente, relevante, referente, provocante, suficiente. Por não corresponderem a essas exigências do discurso fenomenológico, das doze entrevistas realizadas somente oito foram aproveitadas e, desta forma, cinco mulheres e três homens se constituíram como nossos colaboradores. Os depoimentos foram integralmente transcritos e analisados conforme os passos da proposta metodológica escolhida, ou seja: leitura e re-leitura global de todos os discursos; discriminação das unidades de significado; transformação em linguagem psicológica e elaboração das categorias; e síntese das unidades de significado. Para a compreensão dos depoimentos, estabelecemos parceria com a psicanálise winnicottiana, cujos conceitos e teorias iluminaram nosso processo de análise compreensiva e interpretativa das categorias e subcategorias, a saber: 1) a relação com a família biológica; 2) a relação com a família adotiva; 3) a experiência de saber-se ou sentir-se \"abandonado\"; 4) adoção: o céu ?; 4.1) significados da adoção; 4.2) o segredo na adoção e o impacto da revelação; 5) exercício de parentalidade. Os resultados apontam para o fato de que nossos colaboradores, sentindo-se subjetivamente marcados pela experiência do abandono, da rejeição e da adoção - nem sempre administrada de forma adequada pelos adotantes, sobretudo no que diz respeito à questão \"segredo X revelação\" em torno da história de vida e origem do adotado - atuam em seus relacionamentos interpessoais, conjugalidades e exercício de parentalidade, apresentando-se como pessoas altruístas, abnegadas e significativamente sensíveis ao sofrimento ou demandas de atenção vindas daqueles com os quais convivem, esforçando-se para atendê-los e, desta forma, evitando-lhes a experiência da frustração, ao passo que assim, também evitam que estes (que podem ser amigos, parceiros, pais, filhos, etc.) os rejeitem ou discriminem afetivamente. No exercício de parentalidade demonstram-se extremamente zelosos e amorosos, e, por isso, freqüentemente correndo o risco da superproteção. Por elegerem a parentalidade como prioridade dentro da estrutura familiar que construíram a partir de seus relacionamentos afetivo-sexuais (casamento, por exemplo), vivenciam dificuldades no aspecto da conjugalidade, pois se dirigem mais quantitativa e qualitativamente aos filhos do que a seus parceiros(as).
  • DOI: 10.11606/T.59.2010.tde-12112013-164520
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2010-08-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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