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E depois? Um estudo sobre os Coletivos Culturais paulistanos, seus integrantes e produção cultural desenvolvida após a passagem pelo Fomento à Cultura da Periferia

Borges, Juliana Da Conceição

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades 2023-07-10

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    E depois? Um estudo sobre os Coletivos Culturais paulistanos, seus integrantes e produção cultural desenvolvida após a passagem pelo Fomento à Cultura da Periferia
  • Autor: Borges, Juliana Da Conceição
  • Orientador: Jayo, Martin
  • Assuntos: Coletivo Cultural; Periferia; Fomento À Cultura; Direito À Cultura; Cultura De Periferia; Cultural Rights; Cultural Promotion; Cultural Collective; Periphery; Periphery Culture
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta dissertação se propôs a estudar os caminhos percorridos pelos coletivos culturais da periferia do Município de São Paulo, tendo como recorte aqueles que foram contemplados pelo Fomento à Cultura da Periferia, instituído pela Lei Municipal nº 16.496/16, que tem por objetivo ampliar o acesso aos meios de produção e fruição dos bens artísticos e culturais pela população residente neste território paulistano. Trata-se de responder a seguinte questão: com o término do projeto executado, o que acontece com os coletivos culturais fomentados, seus integrantes e com a produção artístico-cultural por eles desenvolvida no âmbito desta política pública cultural? A escolha deste recorte se deu por ter sido a lei escrita e proposta pelo Movimento Cultural da Periferia - MCP, movimento composto pela união de fóruns de cultura e coletivos culturais periféricos. Dado esse objetivo, contextualiza-se o percurso histórico da elaboração e aprovação da referida Lei, apresentando conceitos de periferia, coletivo cultural, sujeitas e sujeitos periféricos, e trabalhadoras e trabalhadores da cultura. Adotando a crítica cultural materialista através dos estudos de Raymond Williams e Maria Elisa Cevasco, apresentam-se ainda os conceitos de cultura, bem como as referências teóricas da Cidadania Cultural, Direito à Cultura e Política Cultural. A metodologia desenvolvida se baseou em duas fases consecutivas, sendo a primeira etapa voltada a obter uma visão panorâmica, por meio da aplicação de uma survey com os integrantes do núcleo dos coletivos culturais contemplados da 1ª Edição à 3ª Edição; e uma segunda etapa voltada a mergulhar em maior detalhe nas histórias de vida destes integrantes, com três entrevistas em profundidade. Foi possível extrair que os Coletivos Culturais e seus integrantes atuam de forma perene, estando ativos mesmo após o término do fomento, atuando no mesmo território periférico e produzindo e circulando com a produção artístico-cultural de forma autônoma
  • DOI: 10.11606/D.100.2023.tde-22092023-184508
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Data de criação/publicação: 2023-07-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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