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Mobile shopping: o que move a intenção de compra do consumidor para o m-commerce

Machado, Mário Duarte Dos Santos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2020-06-19

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Mobile shopping: o que move a intenção de compra do consumidor para o m-commerce
  • Autor: Machado, Mário Duarte Dos Santos
  • Orientador: Angelo, Claudio Felisoni de
  • Assuntos: Atitude Positiva Mobile; Varejo Mobile; M-Commerce; Intenção De Compra Mobile; Estilo De Vida Mobile; Mobile Positive Attitude; Mobile Purchase Intention; Mobile Retail; Mobile Lifestyle
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A tese concentrou-se na intenção de compra online por meio de dispositivos móveis e teve por objetivo explorar e confirmar, a partir de um modelo, os construtos que poderiam explicar a variável dependente, intenção de compra online no canal mobile. Foi utilizada a técnica de modelagem de equações estruturais em mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Uma amostra com 625 respostas válidas, provenientes de diferentes regiões do país, foi obtida a partir de um questionário disponibilizado por e-mail e mídias sociais. Como resultados, numa perspectiva acadêmica, a tese traz, dentre outras contribuições: (a) a confirmação para o ambiente mobile commerce da validade do modelo proposto que tomou como base um modelo aplicado anteriormente ao ambiente e-commerce; (b) a confirmação de que os construtos: atitude positiva (efeito total ?=0,431); vantagem percebida (efeito total ?=0,384) e; compatibilidade com os valores (efeito total ?=0,279) contribuíram significativamente para explicar a variável dependente intenção de compra no m-commerce (R²=62,4%); (c) a constatação de que, para o ambiente mobile, o construto vantagem percebida é um forte preditor dos construtos, atitude positiva (efeito total ?=0,536) e credibilidade (efeito direto ?=0,630). Numa perspectiva gerencial, a constatação de que o construto vantagem percebida é o preditor mais importante, considerando-se o ambiente mobile, pode contribuir para a adoção de estratégias de marketing que permitam elevar as taxas de aceitação do m-commerce. Do ponto de vista do consumidor que teve sua literacia digital desenvolvida ao longo de anos de interação em ambientes online, o que tem permitido apropriar-se rapidamente dos benefícios da tecnologia mobile, os resultados indicam que cabe ao varejista ampliar fatores de credibilidade nos processos e transações no canal mobile, promover para diferentes estilos de vida, valores compatíveis relacionados às compras no m-commerce, oferecer vantagens percebidas inovadoras ao longo da jornada de compra, sempre com o objetivo de fortalecer a atitude positiva do consumidor e, assim, estimular sua intenção de compra online por meio de smartphones ou tablets em busca das melhores experiências de compra mobile.
  • DOI: 10.11606/T.12.2020.tde-21072020-120946
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2020-06-19
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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