skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

MODELO DE INOVAÇÃO NO ENSINO E EM PRÁTICAS DE SIMULAÇÃO TRIBUTÁRIA E ANÁLISE ECONÔMICA E FINANCEIRA EM EMPRESAS; MODELO DE INNOVACIÓN EN LA ENSEÑANZA Y EN PRÁCTICAS DE SIMULACIÓN TRIBUTARIA Y ANÁLISIS ECONÓMICO Y FINANCIERO EN EMPRESAS; INNOVATION MODEL IN EDUCATION AND IN TAX SIMULATION PRACTICES AND ECONOMIC AND FINANCIAL ANALYSIS IN COMPANIES

Andrade Ramalho, Lícia Félix De; Abrantes, Luiz Antônio; Ferreira, Marco Aurélio V; Ramalho, Benício José

REGE Revista de Gestão; v. 22 n. 4 (2015); 473-492

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2024-02-19

Acesso online

  • Título:
    MODELO DE INOVAÇÃO NO ENSINO E EM PRÁTICAS DE SIMULAÇÃO TRIBUTÁRIA E ANÁLISE ECONÔMICA E FINANCEIRA EM EMPRESAS; MODELO DE INNOVACIÓN EN LA ENSEÑANZA Y EN PRÁCTICAS DE SIMULACIÓN TRIBUTARIA Y ANÁLISIS ECONÓMICO Y FINANCIERO EN EMPRESAS; INNOVATION MODEL IN EDUCATION AND IN TAX SIMULATION PRACTICES AND ECONOMIC AND FINANCIAL ANALYSIS IN COMPANIES
  • Autor: Andrade Ramalho, Lícia Félix De; Abrantes, Luiz Antônio; Ferreira, Marco Aurélio V; Ramalho, Benício José
  • Assuntos: Management Processes; Software; Tax Policies; Teaching And Learning; Procesos Administrativos; Políticas Tributarias; Enseñanza-Aprendizaje; Processos Gerenciais; Políticas Tributárias; Ensino-Aprendizagem
  • É parte de: REGE Revista de Gestão; v. 22 n. 4 (2015); 473-492
  • Descrição: A complexidade do mundo dos negócios exige dos profissionais responsáveis pela área financeira o desenvolvimento de uma visão integrada das organizações e de seu mundo externo. Na formação acadêmica desses profissionais, um dos maiores desafios é, certamente, a abordagem multidisciplinar que a área suscita. Dessa forma, este estudo propôs investigar até que ponto a junção do conteúdo teórico e prático das disciplinas da área contábil-financeira em um sistema integrado e informatizado de simulação financeira e tributária pode contribuir para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem. Como resultado disso, foi desenvolvido um software que incorporou aspectos inovadores, como a análise dos impactos das políticas públicas em diferentes modalidades tributárias (Simples, Lucro Real e Lucro Presumido), integrando a área administrativa com a área contábil. O software foi apresentado a três grupos de usuários − totalizando 75 participantes entre estudantes, professores e profissionais da área contábil-financeira, que avaliaram o sistema por meio dos constructos de Inovação, Sinergia, Decisão, Usabilidade e Planejamento −, obtendo avaliação positiva por todas as categorias participantes. A principal contribuição deste estudo reside na simulação de resultados em processos de gestão e de ensino para a compreensão dos potenciais efeitos das políticas tributárias sobre os segmentos empresariais, raramente retratados de maneira formal nos estudos sobre o tema.
    La complejidad del mundo de los negocios exige de los profesionales responsables por el área financiera el desarrollo de una visión integrada de las organizaciones y de su mundo externo. En la formación académica de esos profesionales, uno de los mayores desafíos es, seguramente, el enfoque multidisciplinar que el área suscita. De esa forma, este estudio propone investigar hasta qué punto la reunión del contenido teórico y práctico de las disciplinas del área de contabilidad-financiera en un sistema integrado e informatizado de simulación financiera y tributaria puede contribuir para el perfeccionamiento del proceso de enseñanza-aprendizaje. Como resultado de eso, fue desarrollado un software que incorporó aspectos innovadores, como el análisis de los impactos de las políticas públicas en diferentes modalidades tributarias (Simples, Lucro Real y Lucro Presumido), integrando el área administrativa con el área de contabilidad. El software fue presentado a tres grupos de usuarios − totalizando 75 participantes entre estudiantes, profesores y profesionales del área de contabilidad - financiera, que evaluaron el sistema por medio de los constructos de Innovación, Sinergia, Decisión, Utilidad y Planificación −, obteniendo evaluación positiva de todas las categorías participantes. La principal contribución de este estudio reside en la simulación de resultados en procesos de administración y de enseñanza para la compresión de los potenciales efectos de las políticas tributarias sobre los segmentos empresariales, raramente retratados de manera formal en los estudios sobre el tema.
    The complexity of the business world requires from professionals responsible for financial area the development of an integrated view of organizations and their external world. In the academic training of these professionals, one of the biggest challenges is certainly the multidisciplinary approach arising in this area. Thus, this study aimed to investigate the extent to which the junction of the theoretical and practical content of the disciplines of accounting and finance area in an integrated and computerized system for financial and tax simulation can contribute to the improvement of the education-learning process. As a result, a software with innovative aspects, such as analysis of the impacts of public policies in different tax modalities (Brazilian systems ‘Simples’, taxable income and presumed income), was developed, integrating the administrative area with the accounting area. The software was presented to three user groups - 75 participants including students, teachers and professionals in accounting and finance, who evaluated the system through the constructs of Innovation, Synergy, Decisions, Usability and Planning - getting a positive assessment for all the participating categories. The main contribution of this study lies in the simulation results in management and teaching processes in order to understand the potential effects of tax policies on corporate segments, rarely portrayed in a formal way in the studies on the subject.
  • DOI: 10.5700/573
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/rege/article/view/111500/109636
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2024-02-19
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.