skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Caracterização genotípica de adenovírus humanos presentes em amostras de água de esgoto de córrego utilizando PCR-RFLP

F. M. Santos M J Vieira; T A Monezi; Charlotte Marianna Hársi; Dolores Ursula Mehnert; Congresso Instituto Ciências Biomédicas, IV (2002 São Paulo)

Resumos São Paulo: Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP, 2002

São Paulo Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP 2002

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Caracterização genotípica de adenovírus humanos presentes em amostras de água de esgoto de córrego utilizando PCR-RFLP
  • Autor: F. M. Santos
  • M J Vieira; T A Monezi; Charlotte Marianna Hársi; Dolores Ursula Mehnert; Congresso Instituto Ciências Biomédicas, IV (2002 São Paulo)
  • Assuntos: MICROBIOLOGIA
  • É parte de: Resumos São Paulo: Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP, 2002
  • Descrição: A presença de patógenos virais nas águas de esgoto representa um risco à saúde da população, pois essas águas são lançadas, em muitos casos sem tratamento, em rios e córregos, contaminando as águas de consumo humano. O presente trabalho visou estabelecer um método simples para caracterização de adenovírus entéricos humanos (tipos HAdV-40 e HAdV-41) em amostras ambientais utilizando método de PCR-RFLP. Estes agentes são responsáveis por casos graves de gastroenterite infantil. Um total de 43 amostras de água de esgoto e de córrego in natura foram colhidas em dois locais diferentes da cidade de São Paulo, E.E.E. Edu Chaves e no córrego Pirajussara, no período de Julho de 1998 a Junho de 1999. As amostras foram concentradas por filtração através de membrana eletropositiva ZP60S, seguida de ultracentrifugação. Os adenovírus foram detectados por reação de PCR usando primers hexAA1885 e hexAA1913 para amplificação de um fragmento de 301 pb do gene hexon. A discriminação dos vírus do subgênero F, ao qual pertencem os HAdV-40 e HAdV-41, dos outros subgêneros foi realizada através de RFLP usando as endonucleases TaqI e RsaI. Adenovírus foram detectados em 25 amostras (58,1%) das 43 analisadas. Vinte e duas amostras foram submetidas a restrição com endonuclease TaqI, sendo que 17 (77,3%) apresentaram perfil de restrição sugestivo de subgênero F. Fragmentos de 301 pb foram observados em todas as amostras, mesmo após restrição prolongada com excesso de enzima, sugerido
    a ocorrência simultânea de outros subgêneros de adenovírus. A distinção entre HAdV-40 e HAdV-41 foi realizada através de restrição com endonuclease RsaI. Das 17 amostras analisadas houve maior ocorrência de HAdV-41 (88,2%) e menor de HAdV-40, os quais foram detectados em apenas 2 amostras (11,8%)
  • Editor: São Paulo Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP
  • Data de criação/publicação: 2002
  • Formato: 1. (várias paginações) poster 375.; Disponível em CD-ROM.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.