skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

O poder demiúrgico de linguagens naturais e artificiais em Galatea, de Emily Short

Pereira, Vinícius Carvalho

Acta scientiarum. Language and culture, 2020-07, Vol.42 (2), p.e52629

Maringa: Editora da Universidade Estadual de Maringá - EDUEM

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    O poder demiúrgico de linguagens naturais e artificiais em Galatea, de Emily Short
  • Autor: Pereira, Vinícius Carvalho
  • Assuntos: Artificial languages ; Computer & video games ; Electronic literature ; Fiction ; ficção interativa ; Galatea ; Genre ; Human-computer interaction ; Intertextuality ; linguagens de programação ; linguagens naturais ; Natural language ; Programming languages ; Semiotics ; Short, Emily
  • É parte de: Acta scientiarum. Language and culture, 2020-07, Vol.42 (2), p.e52629
  • Descrição:  O mito grego de Pigmalião e Galatéia, de que se derivam múltiplos intertextos nas artes plásticas, no teatro, na literatura e no audiovisual, atravessa eras, linguagens e mídias em sua potência de significação. Permeada por temas como o amor entre criador e criatura, o poder demiúrgico da criação artística e a força motriz do desejo, a história do artista que se apaixona pela escultura a ponto de dar-lhe vida é um recorrente motivo na ficção científica e em outros contextos que envolvem arte e tecnologia. Entre outras atualizações do mito, merece destaque a obra eletrônica de ficção interativa Galatea, de Emily Short (2000), como programa computacional em que o leitor/usuário interage com uma interface textual para entabular diálogo com uma personagem que faz as vezes de amada de Pigmalião. Nesse processo, cada novo input digitado pelo leitor/usuário desencadeia inaudita resposta ou ação da interlocutora digital; a estátua vai então progressivamente ganhando vida nessa conversa, à medida que o desejo de ler o texto se torna também desejo de vê-la mover-se, redarguir, colocar-se. Diante desta obra de ficção interativa, gênero da literatura eletrônica ainda pouco estudado pela comunidade acadêmica de Letras no Brasil, o presente trabalho pretende analisar a dimensão demiúrgica que linguagem natural e código de programação assumem quando, imbricados, dão vida, pelo diálogo, à personagem de Galatéia. Para tanto, serão utilizados referenciais teóricos que discutem as relações entre semioses humanas e maquínicas (Hayles, 2005), a ficção interativa como gênero de literatura eletrônica (Montfort, 2005) e o papel de linguagens naturais e artificiais na criação de Golems ou outros autômatos (Nazario & Nascimento, 2004).
  • Editor: Maringa: Editora da Universidade Estadual de Maringá - EDUEM
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.