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Publicidade pós-causa o poder da linguagem publicitária
Bruno Pompeu
Rizoma Santa Cruz do Sul v. 10, n. 1, abr. 2022
Santa Cruz do Sul 2022
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Título:
Publicidade pós-causa o poder da linguagem publicitária
Autor:
Bruno Pompeu
Assuntos:
PROPAGANDA -- ASPECTOS SOCIAIS
;
MARKETING SOCIAL
;
CONSUMO
;
LINGUAGEM PUBLICITÁRIA
;
Publicidade
;
Publicidade De Causa
;
Publicidade Pós-Causa
É parte de:
Rizoma Santa Cruz do Sul v. 10, n. 1, abr. 2022
Notas:
Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/rizoma/article/view/17036. Acesso em: 29 abr. 2022
Descrição:
Desde meados do século passado, a comunicação publicitária das marcas vem tratando cada vez mais de pautas políticas e sociais, naquilo que se costumou chamar de “publicidade de causa”, expressando uma intensificação do entrelaçamento entre as esferas e os interesses privados e públicos. Reconhecendo a complexidade e a gravidade do tema – inclusive que vem demandando cada vez mais pesquisas – este trabalho parte do seguinte problema: de que forma a publicidade pode estar efetivamente engajada no enfrentamento de dilemas e questões políticos e sociais contemporâneos, para além de seu conteúdo e de suas intenções, inevitavelmente ligados aos interesses do capital e à lógica do consumo? Para isso, temos como objetivos: atualizar as discussões a respeito do engajamento de marcas em pautas políticas, iluminar o potencial transformador da linguagem publicitária e apresentar possibilidades de uma atuação de fato engajada. A partir de contextualização histórico-teórica da relação entre a propaganda e as questões sociais e de revisão bibliográfica transdisciplinar, combinando conhecimentos das teorias do consumo, da linguagem e da própria publicidade, o trabalho propõe um olhar crítico sobre a publicidade de causa realizada atualmente, apontando limites e responsabilidades. Encontramos, por fim, na “publicidade pós-causa”, aquela reconhecida na sua natureza sígnica, mediadora e construtora de valores, uma possibilidade de atuação positiva da propaganda junto à esfera pública, política e social
Editor:
Santa Cruz do Sul
Data de criação/publicação:
2022
Formato:
on-line.
Idioma:
Português
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