skip to main content

Publicidade pós-causa o poder da linguagem publicitária

Bruno Pompeu

Rizoma Santa Cruz do Sul v. 10, n. 1, abr. 2022

Santa Cruz do Sul 2022

Acesso online

  • Título:
    Publicidade pós-causa o poder da linguagem publicitária
  • Autor: Bruno Pompeu
  • Assuntos: PROPAGANDA -- ASPECTOS SOCIAIS; MARKETING SOCIAL; CONSUMO; LINGUAGEM PUBLICITÁRIA; Publicidade; Publicidade De Causa; Publicidade Pós-Causa
  • É parte de: Rizoma Santa Cruz do Sul v. 10, n. 1, abr. 2022
  • Notas: Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/rizoma/article/view/17036. Acesso em: 29 abr. 2022
  • Descrição: Desde meados do século passado, a comunicação publicitária das marcas vem tratando cada vez mais de pautas políticas e sociais, naquilo que se costumou chamar de “publicidade de causa”, expressando uma intensificação do entrelaçamento entre as esferas e os interesses privados e públicos. Reconhecendo a complexidade e a gravidade do tema – inclusive que vem demandando cada vez mais pesquisas – este trabalho parte do seguinte problema: de que forma a publicidade pode estar efetivamente engajada no enfrentamento de dilemas e questões políticos e sociais contemporâneos, para além de seu conteúdo e de suas intenções, inevitavelmente ligados aos interesses do capital e à lógica do consumo? Para isso, temos como objetivos: atualizar as discussões a respeito do engajamento de marcas em pautas políticas, iluminar o potencial transformador da linguagem publicitária e apresentar possibilidades de uma atuação de fato engajada. A partir de contextualização histórico-teórica da relação entre a propaganda e as questões sociais e de revisão bibliográfica transdisciplinar, combinando conhecimentos das teorias do consumo, da linguagem e da própria publicidade, o trabalho propõe um olhar crítico sobre a publicidade de causa realizada atualmente, apontando limites e responsabilidades. Encontramos, por fim, na “publicidade pós-causa”, aquela reconhecida na sua natureza sígnica, mediadora e construtora de valores, uma possibilidade de atuação positiva da propaganda junto à esfera pública, política e social
  • Editor: Santa Cruz do Sul
  • Data de criação/publicação: 2022
  • Formato: on-line.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.