skip to main content

Avaliação de actinomicetos endofiticos quanto a produção de quitanase

M. C. Quecine Aline Aparecida Pizzirani-Kleiner; J Marcon; W. L. de Araújo; A. O. S Lima; Simposio Internacional de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo (11. 2003 Piracicaba); Reunião Paulista de Iniciação Cientifica em Ciências Agrárias (14. 2003 Piracicaba); Congresso de Iniciação Cientifica da ESALQ (17. 2003 Piracicaba)

Agropecuária; resumos São Paulo : USP, 2003

São Paulo USP 2003

Localização: ESALQ - Biblioteca Central    (CD E 757 11/2003 1367095 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Avaliação de actinomicetos endofiticos quanto a produção de quitanase
  • Autor: M. C. Quecine
  • Aline Aparecida Pizzirani-Kleiner; J Marcon; W. L. de Araújo; A. O. S Lima; Simposio Internacional de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo (11. 2003 Piracicaba); Reunião Paulista de Iniciação Cientifica em Ciências Agrárias (14. 2003 Piracicaba); Congresso de Iniciação Cientifica da ESALQ (17. 2003 Piracicaba)
  • Assuntos: ENZIMAS; DOENÇAS DE PLANTAS (CONTROLE)
  • É parte de: Agropecuária; resumos São Paulo : USP, 2003
  • Notas Locais: Também em CD-ROM
  • Descrição: A atividade de enzimas produzidas por microrganismos, dentre estes os endófitos, tem papel fundamental na resistência de plantas a certas doenças, destacando-se o papel de quitinases, celulases, amilases e lipases. Neste contexto, destaca-se as quitinases, as quais são capazes de degradar a parede celular de fungos e insetos. Considerando a importância das enzimas no controle de doenças, e do potencial de biocontrole dos microrganismos endofíticos, o presente trabalho, visou a caracterização de uma quitinase de isolados endofíticos de Streptomyces sp. e Nocardiopsis sp. Para tanto foram avaliados 38 isolados quanto a produção de quitinases. Dentre os mais produtivos foi selecionado um isolado S. diastatochromogenes para a caracterização bioquímica da quitinase e produção de amilase, endoglicanase, lipase, protease e xantanase. A partir do gênero Streptomyces foram desenhados primers específicos de um dos genes de quitinase visando a clonagem deste gene, e o uso da técnica de PCR para identificação de microrganismos portadores desse gene. Dos 38 isolados avaliados, foi observado que aqueles pertencentes ao gênero Streptomyces apresentaram maior produção de quitinase. S. diastatochromogenes além dessa enzima, apresentou também alta produção de xantanase. Observou-se também que o primer desenvolvido permitiu a identificação do gene da quitinase em 5 espécies de Streptomyces.
  • Editor: São Paulo USP
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: p. 12 , res. 1.20.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.