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Vitreorum Ministerium: o didatismo dos vitrais medievais, história e linguagem visual - os vitrais da Yorkminster

Nunes, Ricardo Ferreira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2012-08-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Vitreorum Ministerium: o didatismo dos vitrais medievais, história e linguagem visual - os vitrais da Yorkminster
  • Autor: Nunes, Ricardo Ferreira
  • Orientador: Dick, Maria Vicentina de Paula do Amaral
  • Assuntos: Catedral; Educação; Linguagem; Vitrais; Cathedral; Education; Language; Stained Glass
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este estudo pretende demonstrar a relação entre os meios visuais e a transmissão de conhecimento por meio da linguagem visual. A partir de uma análise feita em diversos vitrais existentes em Catedrais da Idade Média nota-se que a linguagem visual ocupou um papel especial no ensino do homem medievo. Serão estudadas as diversas figuras simbólicas existentes nos vitrais e como se tornaram instrumento para a transmissão de conceitos históricos, sociais e religiosos, no ambiente medieval das catedrais. Considera-se a história do período compreendido entre o final da Alta idade média e durante a Baixa idade média no que diz respeito ao ambiente religioso e sua importância na transmissão de conhecimento ao homem medieval. A história dos vitrais, sua origem, seus usos e como vieram a ser incorporados às construções das Catedrais Medievais, estudando um caso específico: Os Vitrais da Catedral de York um dos maiores acervos de vitrais em catedrais medievais. O propósito da pesquisa é relacionar elementos artísticos da arquitetura, no caso os vitrais, com o processo de transmissão de conhecimento no ambiente medieval, isto com o auxílio da História como interface principal. Objetiva-se também o estudo onomástico e toponímico do espaço da Catedral, importante para a compreensão do estudo dos vitrais como meio linguístico.
  • DOI: 10.11606/T.8.2012.tde-13122012-102204
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2012-08-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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