skip to main content

Anísio Teixeira and the integral education; Anísio Teixeira y la educación integral; Anísio Teixeira e a educação integral

Cavaliere, Ana Maria

Paidéia (Ribeirão Preto); v. 20 n. 46 (2010); 249-259

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2010-08-01

Acesso online

  • Título:
    Anísio Teixeira and the integral education; Anísio Teixeira y la educación integral; Anísio Teixeira e a educação integral
  • Autor: Cavaliere, Ana Maria
  • Assuntos: Educação; História Da Educação - Brasil; Direito À Educação; Políticas Públicas; Educación; Historia De La Educación - Brasil; Derechos A Educación; Education; History Of Education (Brazil); Equal Education; Public Policies
  • É parte de: Paidéia (Ribeirão Preto); v. 20 n. 46 (2010); 249-259
  • Descrição: The conception of integral education, based on the idea of full-time schooling, had always been present in the work of Anísio Teixeira. Starting from a justification, in 1930s, still partly influenced by the hygienist-educational atmosphere, it introduces, in 1950s, the proposal of education as a condition to promote the nation and the individualsemancipation. This article argues that Anísio Teixeiras defense of the integral education went through changes, but followed the development of his thought about themes such as mass alphabetization, end of school dualism, and the quality of popular education, which remained a philosophical premise throughout his work.
    A concepção de educação integral, ancorada na extensão do tempo escolar, esteve sempre presente na obra de Anísio Teixeira. Partindo de uma justificativa, em 1930, ainda em parte baseada no espírito higienista-educacional, chega, em 1950, a uma proposta de educação escolar emancipadora de indivíduos e nação. Este texto apresenta a ideia de que a defesa da educação integral pelo autor passou por momentos diversos, mas conduziu o desenvolvimento de seu pensamento em relação a temas como alfabetização das massas, fim do dualismo escolar e qualidade da educação popular, mantendo-se como premissa ao longo de sua obra.
    La concepción de la educación integral basada en la extensión del tiempo escolar estuvo siempre presente en la obra de Anísio Teixeira. En 1930, su justificativa residía en el espíritu higienista-educacional y en 1950 en una propuesta de educación escolar emancipadora de los individuos y de la nación. El trabajo argumenta que la defensa de la educación integral realizada por el autor ha pasado por momentos diversos pero acompañó su pensamiento en temas como alfabetización de las masas, dualismo escolar y calidad de la educación popular, manteniéndose como premisa a lo largo de toda su obra.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/7239/8722
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2010-08-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.