skip to main content

O crescimento exponencial do assaí – de uma unidade de negócio ao spin-off

Patricia Figueiredo do Prado Marcos Roberto Luppe; Leonardo Butezloff de Oliveira Leite

Retail Management Review São Paulo v. 4, n. 1, p. 01-13, jan./dez. 2024

São Paulo 2024

Acesso online

  • Título:
    O crescimento exponencial do assaí – de uma unidade de negócio ao spin-off
  • Autor: Patricia Figueiredo do Prado
  • Marcos Roberto Luppe; Leonardo Butezloff de Oliveira Leite
  • Assuntos: EMPREENDEDORISMO
  • É parte de: Retail Management Review São Paulo v. 4, n. 1, p. 01-13, jan./dez. 2024
  • Notas: Disponível em: https://www.rmr.emnuvens.com.br/rmr/article/view/31/33. Acesso em: 12 jun. 2023
  • Descrição: Objetivo do estudo:O caso tem o objetivo de propor uma reflexão aos estudantes sobre a importância de ter uma estratégia empresarial bem definida e praticá-la no dia a dia do negócio. É apresentadauma discussão atual do direcionamento do Assaí (uma das maiores empresa do segmento de atacado de autosserviço)em meio a uma crise sanitária mundial.O caso pode ser utilizado em disciplinas de graduação ou pós-graduação, nas áreasde negócios, varejo, estratégiae marketing.Metodologia/abordagem: Este caso de ensino foi construído com dados secundários, obtidos a partir de notícias, dados do IBGE e IPEA, associações comerciais e publicações dos próprios varejistas. Como o caso trata de empresas de capital aberto, o volume de informações públicas é bastante farto e atualizado.Principais Resultados:Ao final da discussão do caso, os estudantes deverão ser capazes de compreender: a relação entre a desacelaração da economia e o formato de loja cash-and-carry; os fatores que contribuíram para o crescimento exponencial do Assaí na última década; o motivo de a empresa não ter se posicionado nos canais digitais, mesmo em em meio à pandemia e à aceleração do deliveryguiado pelo momento “lock-down” no país; como o Assaí poderá direcionar suas estratégias para destacar-se no mercado cash-and-carryno Brasil.Contribuições teóricas/metodológicas:Qualquer curso ou disciplina que tenha como objetivo apresentar estratégiasbaseadas na reestruturação de pontos chave para impulsionar a empresa pode utilizar este caso para trazer discussões pertinentes durante a aula.
    Por meio das notas de ensino e sugestão de possível organização da aula para uso do caso, o professor poderá conduzir a aula considerando o enfoques de ensino da disciplina, sejavarejo cash-and-carry, excelência operacional no varejo, aceleração digital oucenário competitivo do mercado de distribuição de alimentos no Brasil.Relevância/originalidade:O segmento de atacarejo, para seguir crescendo e abastecendo tanto o consumidor final quanto o pequeno varejista, precisará manter a gestão de custos cada vez mais apurada, pois não há como ter preços competitivos com margens pequenas se não tiver uma gestão inteligente dos custos do negócio. Neste caso de ensino são realizadasdiscussões sobre a importância de ter uma execução eficiente a partir de uma estratégia de crescimento e expansão em tempos de incerteza econômica no mercado brasileiro
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2024
  • Formato: p. 01-13.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.