skip to main content

Modernidade e transformações do século XXI: a disciplina história no ensino fundamental II

Silva, Aline Gonçalves da ; Siquelli, Sônia

Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2016-01, Vol.11 (1), p.49-66 [Periódico revisado por pares]

Araraquara: Universidade Estadual Paulista - UNESP Araraquara

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Modernidade e transformações do século XXI: a disciplina história no ensino fundamental II
  • Autor: Silva, Aline Gonçalves da ; Siquelli, Sônia
  • Assuntos: CBC ; Computer Assisted Instruction ; Curricula ; Elementary Education ; Elementary school ; Elementary Schools ; Ensino fundamental ; Grade 6 ; History Instruction ; Intermediate Grades ; Practices of teaching ; Práticas de ensino ; Teaching ; Teaching Methods
  • É parte de: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2016-01, Vol.11 (1), p.49-66
  • Descrição: Esta análise parcial de pesquisa apresentada para o exame de qualificação é parte da dissertação de Mestrado em Educação, que se encontra em andamento, intitulada Práticas de Ensino de História no Sexto do Ensino Fundamental II: Desafios Atuais, objetiva compreender como os professores da rede pública estadual que lecionam ou lecionaram a disciplina História no sexto ano do Ensino Fundamental II, na cidade de Pouso Alegre - Minas Gerais incorporam a proposta curricular Conteúdo Básico Comum-CBC. O CBC é entendido como o currículo normativo, que estabelece conhecimentos essenciais a serem ensinados e metas a serem alcançadas pelo professor. A hipótese desta pesquisa é que, segundo o contexto atual do século XXI, mergulhado numa visão de mundo capitalista, onde estas propostas compõem um currículo nem sempre vivenciado na prática dos professores em sala de aula. Para esta análise fundamentaremos no conjunto de ideias que entende a modernidade sólida como homogeneizadora tanto no plano cultural como no escolar que, de acordo com Bauman (1998, 2001, 2007, 2008, 2009a, 2009b, 2010, 2011, 2013), Veiga-Neto (2005, 2003) e Veiga Neto e Saraiva (2009) e que se esfacelou frente às transformações de valores postos no final do século passado.
  • Editor: Araraquara: Universidade Estadual Paulista - UNESP Araraquara
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.