skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Blearning, educação 4.0, planejamento reverso: modelo de plano de ensino e aprendizagem, em cursos de Administração

Yamamoto, Iara

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2023-12-12

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Blearning, educação 4.0, planejamento reverso: modelo de plano de ensino e aprendizagem, em cursos de Administração
  • Autor: Yamamoto, Iara
  • Orientador: Isaias, Pedro Teixeira; Viana, Adriana Backx Noronha
  • Assuntos: Educação 4.0; Plano De Ensino E Aprendizagem; Blended Learning; Planejamento Reverso; Cursos De Administração; Education 4.0; Backward Design; Business Administration Courses; Teaching And Learning Plan
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A tese defende o uso do Blended Learning (Learning), alinhado com a educação 4.0 e o planejamento reverso, para melhorar o processo de ensino e aprendizagem em cursos de Administração e Negócios. Além de propor um modelo teórico estruturado por meio de um framework de planejamento curricular, discute a implementação de técnicas como a rotação por estações, focando em melhorar o aprendizado para os estudantes. A pesquisa inclui três artigos independentes, cada um abordando um aspecto específico deste tema, visando ampliar a compreensão e aplicação prática do bLearning na educação gerencial. Utiliza a indicação do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da FEA/USP, da possibilidade de se de estruturar a pesquisa por estudos múltiplos e interligados, permitindo a compreensão e a contribuição das diferentes partes do documento, que responde a um problema científico, com sequência entre os diferentes estudos, possibilitando uma análise conjunta dos resultados dos três artigos independentes. O primeiro artigo, visa alcançar o entendimento da comunidade científica internacional, sobre a temática. O segundo artigo, refere-se ao desenvolvimento de uma ferramenta com o propósito de fornecer apoio aos docentes no aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem executivo, em cursos de MBA e pós- graduação, visando acelerar o aprendizado para os estudantes. Por último, o terceiro artigo discute a implementação da técnica de rotação por estações, derivada do método de bLearning, e seu impacto como uma abordagem educacional nas escolas de negócios. Apresenta as etapas para a criação de uma estrutura de aprendizagem experiencial na educação gerencial, utilizando o PEA - Plano de Ensino Aprendizagem como uma ferramenta.
  • DOI: 10.11606/T.12.2023.tde-12032024-171428
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2023-12-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.