skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Interações sociais de crianças pré-escolares com Síndrome de Down durante atividades extracurriculares

Renata Valdívia Lucisano Luzia Iara Pfeifer; Maria Paula Panúncio-Pinto; Jair Lício Ferreira Santos; Patrícia Páfaro Gomes Anhão

Revista Brasileira de Enfermagem. REBEN Brasília v. 66, n. 1, p. 116-122, 2013

Brasília 2013

Localização: FMRP - Fac. Medicina de Ribeirão Preto    (pcd 2442626 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Interações sociais de crianças pré-escolares com Síndrome de Down durante atividades extracurriculares
  • Autor: Renata Valdívia Lucisano
  • Luzia Iara Pfeifer; Maria Paula Panúncio-Pinto; Jair Lício Ferreira Santos; Patrícia Páfaro Gomes Anhão
  • Assuntos: INTERAÇÃO SOCIAL (COMPORTAMENTO SOCIAL); SÍNDROME DE DOWN; CRIANÇAS
  • É parte de: Revista Brasileira de Enfermagem. REBEN Brasília v. 66, n. 1, p. 116-122, 2013
  • Descrição: O objetivo desta pesquisa foi identificar o processo de interação social de crianças com Síndrome de Down (SD) durante atividades extracurriculares na rede regular de educação infantil do município de Ribeirão Preto. Participaram da pesquisa seis crianças na faixa etária de 3 a 6 anos. Foram realizadas duas filmagens de cada criança em situações de interação social durante atividades extracurriculares, e analisadas através de quinze comportamentos, distribuídos em duas categorias de habilidades sociais: interpessoais e de autoexpressão. Os resultados demonstraram que, quanto às habilidades interpessoais, houve maior ocorrência do comportamento "ocorre interação com outra criança". Já na categoria habilidades de autoexpressão, apenas os comportamentos "sorri" e "imita outras crianças" apresentam ocorrência significativa. Os comportamentos mais frequentes encontrados neste estudo permitem compreender que o ambiente escolar torna-se um facilitador na interação da criança com SD com outras crianças de desenvolvimento típico, possibilitando o desenvolvimento das habilidades sociais esperadas
    El objetivo de esta investigación fue identificar el proceso de interacción social de los niños con Síndrome de Down (SD) en las actividades extraescolares en el jardín de niños regular en el municipio de Ribeirão Preto-SP, Brasil. Participaron en este estudio seis niños con edad entre 3 y 6 anos. Fueran realizadas dos grabaciones de cada niño en situaciones de interacción social durante las actividades extracurriculares, que se analizaron por 15 comportamientos, divididos en dos categorías de habilidades sociales: la interpersonal y la expresión personal. Los resultados demostraran que, en la categoría habilidades interpersonales, existe mayor incidencia de la conducta "está interactuando con otro niño". En la categoría habilidades de autoexpresión, sólo los comportamientos "sonrisas" y "imita a otros niños" tuvieran ocurrencia significativa. Los comportamientos más comunes que se encuentran en este estudio demuestran que el entorno escolar se convierte en un facilitador de la interacción del niño con síndrome de Down con otros niños con desarrollo normal, lo que permite el desarrollo de habilidades sociales esperadas
  • Editor: Brasília
  • Data de criação/publicação: 2013
  • Formato: p. 116-122.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.