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A
ética como tema transversal um estudo sobre valores democráticos na escola
Maria Alice Pereira Augusto Julio Groppa
Aquino
2001
Localização:
FE - Faculdade de Educação
(T 37 A923e )
(Acessar)
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Título:
A
ética como tema transversal um estudo sobre valores democráticos na escola
Autor:
Maria Alice Pereira Augusto
Julio Groppa
Aquino
Assuntos:
ÉTICA
;
VIOLÊNCIA (SOCIOLOGIA)
;
EDUCAÇÃO
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Nos discursos sobre
a
escolarização contemporânea,
a
violência parece estar ocupando um lugar de destaque entre os educadores e
a
comunidade escolar. Tal preocupação tem excedido, inclusive, o âmbito escolar, sendo verificada nas freqüentes manifestações da mídia sobre o tema. Contrapondo
a
idéia de violência escolar
à
ética na escola, este trabalho define-se como um estudo exploratório acerca da ética como tema transversal, de acordo com
a
formulação contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) propostos pelo MEC. Partiu-se então da conceituação do documento do MEC, especificamente no que concerne ao tema transversal ética, o qual propõe o embasamento da prática pedagógica de acordo com alguns princípios básicos da convivência democrática. São eles:
a
justiça,
a
solidariedade, o respeito mútuo e o diálogo. Neste trabalho, foram tomadas como objeto de estudo as concepções de 36 alunos, oriundos de 2 escolas públicas e 1 particular da cidade da São Paulo, sobre os quatro princípios em pauta, a partir de situações-problema inspiradas no cotidiano escolar, em que tais princípios conflitam com as relações escolares. Os dados analisados permitiram verificar que, no plano das representações dos sujeitos pesquisados, as relações escolares atuais, na maioria das vezes, não se encontram pautadas em tais princípios, o que nos faz concluir que, por mais que as escolas propalem a "formação do cidadão" como seu objetivo central, as práticas cotidianas
parecem contradizer tal postulado. Assim, se pretende efetivar
a
discussão sobre o comportamento moral da escola,
a
ética deve ultrapassar o âmbito do currículo para se tornar o cerne do convívio escolar, de tal modo, que os valores democráticos façam parte das personalidades em formação e, consequentemente, da sociedade em que atuarão como cidadãos
Data de criação/publicação:
2001
Formato:
180 p.
Idioma:
Português
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