skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Advanced Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Primo Advanced Search Query Term
Input search text:
Show Results with:
criteria input
Qualquer
Show Results with:
Qualquer
Primo Advanced Search prefilters
Tipo de material:
criteria input
Todos os itens
Produção Intelectual da USP
Busca Simples
This feature requires javascript
Desenho universal métodos e tecnicas de ensino na graduação de arquitetos e urbanistas
Silvana Serafino Cambiaghi Sheila Walbe Ornstein 1954-
2004
Localização:
FAU - Fac. Arquitetura e Urbanismo
(720.42 C142d )
e outros locais
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Desenho universal métodos e tecnicas de ensino na graduação de arquitetos e urbanistas
Autor:
Silvana Serafino Cambiaghi
Sheila Walbe Ornstein 1954-
Assuntos:
DESENHO UNIVERSAL
;
ARQUITETURA (ESTUDO E ENSINO)
;
PLANEJAMENTO TERRITORIAL URBANO (ESTUDO E ENSINO)
;
ARQUITETURA PARA DEFICIENTES
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Esta dissertação faz uma análise dos métodos e das técnicas utilizados em universidades e em cursos livres no Brasil e no exterior à propósito do ensino do desenho universal para introduzi-los de forma adequada nos cursos de graduação de arquitetura e urbanismo. Como introdução ao tema, é apresentado o histórico da inclusão versus exclusão das pessoas com deficiência e mobilidade reduzidas e seus reflexos na sociedade visando uma mudança de paradigmas e gerando estudos de uma arquitetura mais inclusiva. A seguir são apresentados os conceitos de desenho universal e sua importância naquele ensino de graduação. Para demonstrar como isto vem ocorrendo, são apresentados exemplos de sua abordagem no ensino no exterior e posteriormente o histórico de como vem se desenvolvendo no Brasil. Os capítulos subseqüentes tratam do ensino do desenho universal desde a sensibilização ao tema, utilização de procedimentos de Avaliação Pós-Ocupação (APO) em projetos de edificações, estratégias de ensino em projetos urbanos e avaliação e aplicação ao patrimônio cultural tombado, tendo como estudo de caso o edifício da Vila Penteado, São Paulo. Para avaliar a situação atual e a pretendida do ensino do desenho universal nos cursos de graduação de arquitetura e urbanismo são apresentados os diagnósticos elaborados a partir de entrevistas realizadas com vários especialistas envolvidos nas áreas de pesquisa, docência e atividades profissionais relacionadas ao desenho universal.
Como resultados desta pesquisa são fornecidos subsídios programáticos não só para a inserção do tema em cursos de graduação em arquitetura e urbanismo, mas também para oferecer suporte pedagógico ao ensino vigente
Data de criação/publicação:
2004
Formato:
291 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Resultado
1
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript