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Use of audiovisual media to enhance patients’ knowledge regarding the oral adverse effects of oncology treatment

Mailon Cury Carneiro Milenka Gabriela Quenta-Huayhua; Bruna Trofino Garcia; Gabriel Mulinari dos Santos; Paulo Sérgio da Silva Santos; Cassia Maria Fischer Rubira

RFO UPF : Revista da Faculdade de Odontologia, Universidade de Passo Fundo v. 25, n. 3, p. 384-390, set./dez., 2020

Passo Fundo 2020

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  • Título:
    Use of audiovisual media to enhance patients’ knowledge regarding the oral adverse effects of oncology treatment
  • Autor: Mailon Cury Carneiro
  • Milenka Gabriela Quenta-Huayhua; Bruna Trofino Garcia; Gabriel Mulinari dos Santos; Paulo Sérgio da Silva Santos; Cassia Maria Fischer Rubira
  • Assuntos: NEOPLASIAS -- TRATAMENTO -- EFEITOS ADVERSOS; MULTIMEIOS; CONHECIMENTO; MANIFESTAÇÕES BUCAIS
  • É parte de: RFO UPF : Revista da Faculdade de Odontologia, Universidade de Passo Fundo v. 25, n. 3, p. 384-390, set./dez., 2020
  • Notas: Disponível em: http://dx.doi.org/10.5335/rfo.v25i3.11252. Acesso em: 27 abr. 2022
  • Notas Locais: MPC DIGITAL
  • Descrição: Objetivo: o presente estudo teve como objetivo avaliar a eficácia de alternativas didáticas, como a mídia audiovisual, na transmissão de informações sobre os efeitos adversos orais do tratamento oncológico em pacientes com câncer. Métodos: pacientes oncológicos foram divididos aleatoriamente em dois grupos: grupo controle (n = 40) e grupo audiovisual (n = 36). O grupo controle recebeu informações verbais sobre os efeitos colaterais orais do tratamento do câncer. Por outro lado, o grupo audiovisual recebeu a mesma informação verbal, juntamente com uma apresentação ilustrativa de mídia audiovisual. Além disso, foram aplicados questionários sobre o assunto antes e após a intervenção da equipe odontológica. Resultados: o presente estudo empregou o teste exato de Fisher para análise estatística, e os resultados mostraram similaridade estatística entre os dois grupos (P > 0,05). Ambas as abordagens educacionais alcançaram o objetivo pretendido. Conclusão: um diálogo bem conduzido pode criar uma compreensão adequada entre pacientes com câncer, melhorando a sua adaptação. Opcionalmente, o uso de técnicas inovadoras, como recursos audiovisuais, pode ser uma alternativa acessível e eficiente, que também pode ser usada na educação desses pacientes. Dessa forma, vídeos educacionais podem ser usados para melhorar a compreensão dos pacientes, a adesão a esquemasterapêuticos e a qualidade de vida, além de contribuir para um melhor prognóstico.
  • Editor: Passo Fundo
  • Data de criação/publicação: 2020
  • Formato: p. 384-390.
  • Idioma: Inglês

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