skip to main content

A pesquisa em história da educação a partir de visitações a museus: Interações em torno da memória e do patrimônio cultural

Cordova, Maria Julieta Weber

Revista Conexão UEPG, 2018, Vol.14 (1), p.99-104

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    A pesquisa em história da educação a partir de visitações a museus: Interações em torno da memória e do patrimônio cultural
  • Autor: Cordova, Maria Julieta Weber
  • Assuntos: cultural patrimony ; history education ; história da educação ; memory ; memória ; patrimônio cultural
  • É parte de: Revista Conexão UEPG, 2018, Vol.14 (1), p.99-104
  • Descrição: The outreach activity Cultural Patrimony and Memory: sources for research in History Education was carried out through a course during the second semester of 2016. It aimed at improving the knowledge in history education, establishing a correlation to the studies on memory and cultural patrimony in Brazil. The visits to the Paranaense Museum (Curitiba-PR) and to the National Museum of Immigration and Colonization (Joinville-SC) promoted interaction among undergraduate and graduate students and professionals responsible for the visits in the museums. It was understood that providing visits to historic places within the scope of academic training, in this specific case the area of education, it is possible to adjust the curricular program and to motivate students for the educational reasearch field. It demonstrates different possibilities to understand the sources for research that are correlated to memory, history and history of education. A atividade extensionista “Patrimônio Cultural e Memória: fontes para a pesquisa em História da Educação” foi realizada em forma de curso, durante o segundo semestre de 2016, e teve como objetivo aprofundar o conhecimento no campo específico da história da educação, estabelecendo relações com os estudos sobre memória e patrimônio cultural no Brasil. A partir das visitações ao Museu Paranaense (Curitiba - PR) e ao Museu Nacional de Imigração e Colonização (Joinville - SC), promoveu-se a interação entre estudantes de graduação, de pós-graduação e profissionais responsáveis pelas visitações aos museus analisados. Compreendeu-se que proporcionar viagens de estudos no âmbito da formação acadêmica, no caso em específico para a área da Educação, possibilita um redimensionamento curricular e incentiva a formação de professores/as pesquisadores/as. Foram evidenciadas diferenciadas possibilidades de compreensão de diversas fontes para pesquisas correlacionadas à Memória, História e História da Educação.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.