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Os órfãos do construtivismo

Mortatti, Maria do Rosário Longo

Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2016-01, Vol.11 (esp 4), p.2267-2286 [Periódico revisado por pares]

Araraquara: Universidade Estadual Paulista - UNESP Araraquara

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Citações Citado por
  • Título:
    Os órfãos do construtivismo
  • Autor: Mortatti, Maria do Rosário Longo
  • Assuntos: Alfabetización ; Alfabetização ; Alfabetização. Construtivismo. História da alfabetização. Brasil ; Brasil ; Brazil ; Constructivism ; Constructivism (Learning) ; Constructivismo ; Construtivismo ; Educational Policy ; Historia de la alfabetización ; History of literacy ; História da alfabetização ; Illiteracy ; Literacy ; Pedagogy ; Public Schools ; Theory
  • É parte de: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 2016-01, Vol.11 (esp 4), p.2267-2286
  • Descrição: No Brasil, a relação entre a necessidade de superação dos problemas sociais, políticos e educacionais, gerados pela ditadura militar instaurada em 1964, e a busca de respostas didático-pedagógicas para os problemas da alfabetização e do analfabetismo encontrou sua síntese na teoria construtivista resultante das pesquisas de Emilia Ferreiro e por ela apresentada como “revolução conceitual” em alfabetização. Inicialmente, essa teoria se caracterizava como contra-hegemônica, no conjunto de ideias e práticas pedagógicas “de esquerda”, e seus disseminadores a apresentavam como promessa de superação dos problemas da a alfabetização das “classes populares” e dos “filhos do analfabetismo”. Nas últimas três décadas, porém, essa teoria se consolidou como hegemônica (e não apenas para a alfabetização e para a escola pública), tendo configurado um “construtivismo à brasileira”, fundador de uma nova tradição que identifica o “quarto momento crucial” (ainda em curso) da história da alfabetização no Brasil. E hoje se pode avaliar que a introdução e a consolidação do construtivismo como fundamento teórico de políticas educacionais contribuíram, como desserviço, para criar gerações de “órfãos do construtivismo”.
  • Editor: Araraquara: Universidade Estadual Paulista - UNESP Araraquara
  • Idioma: Português

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