skip to main content

Educação e literatura infantil: primeiras décadas do Século XX; Educación y literatura infantil: las primeras décadas del siglo XX; Education and children's literature: the first decades of the twentieth century

Menna, Ligia Regina Máximo Cavalari

Literartes; Núm. 4 (2015); 22-42

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2015-12-29

Acesso online

  • Título:
    Educação e literatura infantil: primeiras décadas do Século XX; Educación y literatura infantil: las primeras décadas del siglo XX; Education and children's literature: the first decades of the twentieth century
  • Autor: Menna, Ligia Regina Máximo Cavalari
  • Assuntos: Education; Children'S Literature; Twentieth Century; Educação; Literatura Infantil; Século Xx
  • É parte de: Literartes; Núm. 4 (2015); 22-42
  • Descrição: Este artículo es el resultado de nuestra investigación sobre la relación entre la educación y la literatura infantil y tiene como objetivo proporcionar un breve resumen de las tendencias pedagógicas en Brasil hasta mediados de la década de 1930, un período de consolidación de la Literatura Infantil en Brasil, conocido como Período Lobato. Nuestro objetivo es contribuir con el contexto histórico y pedagógico para los investigadores de literatura infantil que eligen este período o incluso siglos futuros, ya que algunas tendencias de principios del siglo XX pueden aun observarse en el presente. El resultado de estas tendencias educativas en la literatura infantil de la década de 1930 se puede ver en nuestra tesis doctoral titulada “Allá del libro: las contribuciones del diario português O Senhor Doutor y la revista brasileña Tico-Tico”.
    This paper is the result of our research on the links between education and children's literature and intends to provide a brief overview of the pedagogical tendencies in Brazil until the mid-1930s, a period of consolidation of the Brazilian Children's Literature, known as Lobato's Period. Our purpose is to contribute with historical and pedagogical context for children's literature researchers who choose this period or even future ages, as some tendencies of the early twentieth century can still be observed in the present.  Reflects of these educational trends in children's literature of the 1930s can be studied in our PhD thesis entitled “Children’s Literature beyond the book: contributions of the Portuguese newspaper O senhor doutor and the Brazilian magazine O Tico-Tico”.
    Este artigo é fruto de nossas pesquisas sobre as relações entre educação e literatura infantil e se propõe a apresentar um breve panorama das tendências pedagógicas no Brasil até meados dos anos de 1930, período de consolidação da Literatura Infantil Brasileira, denominado comumente por Período Lobatiano. Nosso intuito é contribuir com um contexto histórico e pedagógico para os pesquisadores de literatura infantil que optarem por esse período ou mesmo épocas futuras, já que algumas tendências do início do século XX podem ainda ser observadas em nossa contemporaneidade. O reflexo dessas tendências pedagógicas na literatura infantil da década de 1930 pode ser observado em nossa Tese de Doutoramento intitulada “A literatura infantil além do livro: as contribuições do jornal  português O senhor doutor e da revista  brasileira O Tico-Tico (http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-07122012-105735/pt-br.ph ).
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/97932/107533
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2015-12-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.