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A gestão dos programas de pós-graduação em administração com base no sistema de avaliação da CAPES

Emerson Antônio Maccari Martinho Isnard Ribeiro de Almeida 1950-; Augusto Takerissa Nishimura; Leonel Cezar Rodrigues

Revista de Gestão USP São Paulo v. 16, n. 4, p. 1-16, out./dez. 2009

São Paulo 2009

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A gestão dos programas de pós-graduação em administração com base no sistema de avaliação da CAPES
  • Autor: Emerson Antônio Maccari
  • Martinho Isnard Ribeiro de Almeida 1950-; Augusto Takerissa Nishimura; Leonel Cezar Rodrigues
  • Assuntos: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; PÓS-GRADUAÇÃO (AVALIAÇÃO); ADMINISTRAÇÃO
  • É parte de: Revista de Gestão USP São Paulo v. 16, n. 4, p. 1-16, out./dez. 2009
  • Notas: Disponível em http://www.regeusp.com.br
  • Descrição: Nos últimos anos tem-se intensificado o processo de avaliação da educação. Nesse contexto, o Brasil tem sido reconhecido por possuir um sistema de avaliação da pós-graduação considerado um dos mais modernos e eficientes do mundo. Esse sistema tem-se mostrado fundamental para a formação de recursos humanos de alto nível e para o desenvolvimento efetivo da ciência e da tecnologia do País. Por meio de seus critérios e indicadores, ele permite avaliar a qualidade dos programas e apontar as áreas que o Estado deseja desenvolver. O objetivo deste estudo é analisar como os programas utilizam o sistema de avaliação da CAPES para sua gestão. O método utilizado foi o estudo de casos múltiplos de quatro programas de pós graduação públicos e privados, em diferentes estágios de desenvolvimento. A interpretação do material reunido adotou as técnicas de agrupamento e de cluster recomendadas por Miles e Huberman (1994). Como resultado, observa-se que a obrigatoriedade de credenciamento no sistema e a exigência de cumprimento dos seus requisitos de qualidade para cada nível de nota (ranking), numa escala de 3 a 7, têm-se mostrado o principal direcionador estratégico dos programas no que se refere aos critérios de qualidade: Corpo Docente, Corpo Discente e Egresso, Produção Intelectual e Inserção Social.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: on-line.
  • Idioma: Português

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