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Matemática e música sob uma perspectiva histórico/epistemológica mudanças conceituais

Oscar João Abdounur

Revista Música São Paulo v. 14, n. 1, p. 115-128, 2014

São Paulo 2014

Localização: IME - Inst. Matemática e Estatística    (PROD-3064846 )(Acessar)

  • Título:
    Matemática e música sob uma perspectiva histórico/epistemológica mudanças conceituais
  • Autor: Oscar João Abdounur
  • Assuntos: MATEMÁTICA; MÚSICA; RENASCIMENTO
  • É parte de: Revista Música São Paulo v. 14, n. 1, p. 115-128, 2014
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.11606/rm.v14i1.115249. Acesso em: 21 fev. 2022
  • Descrição: A passagem do final do século XV para o início do século XVI testemunhou o aparecimento da geometria como instrumento para resolução de problemas em música teórica e, de forma não independente, mudanças na concepção de razão/número subjacente à música teórica. O teórico musical e matemático Erasmus Horicius surgiu como um importante humanista alemão deste período envolvido com questões musicais. Ele resgatou fontes gregas, possibilitando a teóricos da época o acesso a importantes frutos do reavivamento do interesse por textos antigos, sendo o primeiro, por exemplo, no Renascimento a aplicar explicitamente geometria euclidiana para resolver problemas em música teórica. Dentre os problemas considerados, Erasmus propôs uma divisão igual numérica do intervalo de tom inteiro, que pressupõe importantes transformações nas concepções de razão, em particular, na direção de promover a emergência da ideia de número real em contextos teórico-musicais.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: p. 115-128.
  • Idioma: Português

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