skip to main content

Métodos combinados: Sala de Aula Invertida e Peer Instruction como facilitadores do ensino da matemática

Freire, Helio Valdemar Damião

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de Lorena 2019-05-27

Online access

  • Title:
    Métodos combinados: Sala de Aula Invertida e Peer Instruction como facilitadores do ensino da matemática
  • Author: Freire, Helio Valdemar Damião
  • Supervisor: Romão, Estaner Claro
  • Subjects: Trabalho Em Grupo; Sala De Aula Invertida; Peer Instruction; Métodos Combinados; Metodologia Ativa De Aprendizagem; Ensino Médio; Ensino Da Matemática; Group Activity; Mathematics Teaching; Flipped Classroom; Combined Methods; Secondary School; Active Learning Methodology
  • Notes: Mestrado Profissionalizante
  • Description: Este trabalho trata do uso da combinação de duas metodologias ativas de aprendizagem: a Sala de Aula Invertida e o Peer Instruction para o ensino de matemática no ensino médio, considerando como problema a dificuldade de aprendizagem dos alunos em prosseguir os estudos da matemática no ensino médio, em virtude da defasagem de aprendizagem na disciplina em séries anteriores. O objetivo deste trabalho é investigar o uso dos métodos de forma combinada: a Sala de Aula Invertida e a Peer Instruction, durante as aulas de matemática para alunos do 2° ano do ensino médio, como possibilidade de abordagem de conteúdos pelo professor de forma interativa, tornando os alunos agentes e participativos no processo de aprendizagem. A Sala de Aula Invertida consiste em inverter a dinâmica da aula dos alunos; ou seja, eles fazem em casa o que tradicionalmente realizam em sala de aula e em sala de aula realizam as atividades que eram feitas em casa. Enquanto a Peer Instruction consiste na resolução de exercícios pelos alunos em sala de aula, após a apresentação de uma questão pelo professor. Primeiramente, eles a resolvem individualmente. Dependendo do resultado (percentual de acertos da sala), discutem a resolução da questão em grupo. Na abordagem dos métodos de forma combinada, o processo de avaliação e feedback são imediatos durante as aulas de Peer Instruction. Os resultados quantitativos mostram que a combinação dos métodos tem impactos positivos sobre a aprendizagem dos alunos, demonstrados a partir das avaliações e análises estatísticas. Quanto à interação e participação em sala de aula e em casa, demonstram que os alunos se motivam e participam ativamente das aulas, e gradativamente aprendem a trabalhar em grupos melhorando assim o relacionamento e a ajuda entre eles. Os resultados obtidos neste trabalho sugerem que ambos os métodos - a Sala de Aula Invertida e a Peer Instruction - podem ser aplicados de forma combinada, e seus resultados demonstram ganhos de aprendizagem, melhoria no relacionamento interpessoal e dinamismo das aulas, além de estar em sintonia com o estilo de vida dos alunos atuais e as novas tecnologias de informação utilizadas como facilitadoras de ensino.
  • DOI: 10.11606/D.97.2019.tde-06112019-162934
  • Publisher: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de Lorena
  • Creation Date: 2019-05-27
  • Format: Adobe PDF
  • Language: Portuguese

Searching Remote Databases, Please Wait