skip to main content
Guest
e-Shelf
My Account
Sign out
Sign in
This feature requires javascript
Tags
e-Journals
e-Books
Databases
USP Libraries
Help
Help
Language:
English
Spanish
Portuguese (Brazil)
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
General Search
General Search
Physical Collection
Physical Collections
USP Intelectual Production
USP Production
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Physical Collection
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Physical Collection
Advanced Search
Browse Search
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Métodos combinados: Sala de Aula Invertida e Peer Instruction como facilitadores do ensino da matemática
Freire, Helio Valdemar Damião
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de Lorena 2019-05-27
Online access
View Online
Details
Reviews & Tags
More
This feature requires javascript
Actions
Add to e-Shelf
Remove from e-Shelf
E-mail
Print
Permalink
Citation
EasyBib
EndNote
RefWorks
Delicious
Export RIS
Export BibTeX
This feature requires javascript
Title:
Métodos combinados: Sala de Aula Invertida e Peer Instruction como facilitadores do ensino da matemática
Author:
Freire, Helio Valdemar Damião
Supervisor:
Romão, Estaner Claro
Subjects:
Trabalho Em Grupo
;
Sala De Aula Invertida
;
Peer Instruction
;
Métodos Combinados
;
Metodologia Ativa De Aprendizagem
;
Ensino Médio
;
Ensino Da Matemática
;
Group Activity
;
Mathematics Teaching
;
Flipped Classroom
;
Combined Methods
;
Secondary School
;
Active Learning Methodology
Notes:
Mestrado Profissionalizante
Description:
Este trabalho trata do uso da combinação de duas metodologias ativas de aprendizagem: a Sala de Aula Invertida e o Peer Instruction para o ensino de matemática no ensino médio, considerando como problema a dificuldade de aprendizagem dos alunos em prosseguir os estudos da matemática no ensino médio, em virtude da defasagem de aprendizagem na disciplina em séries anteriores. O objetivo deste trabalho é investigar o uso dos métodos de forma combinada: a Sala de Aula Invertida e a Peer Instruction, durante as aulas de matemática para alunos do 2° ano do ensino médio, como possibilidade de abordagem de conteúdos pelo professor de forma interativa, tornando os alunos agentes e participativos no processo de aprendizagem. A Sala de Aula Invertida consiste em inverter a dinâmica da aula dos alunos; ou seja, eles fazem em casa o que tradicionalmente realizam em sala de aula e em sala de aula realizam as atividades que eram feitas em casa. Enquanto a Peer Instruction consiste na resolução de exercícios pelos alunos em sala de aula, após a apresentação de uma questão pelo professor. Primeiramente, eles a resolvem individualmente. Dependendo do resultado (percentual de acertos da sala), discutem a resolução da questão em grupo. Na abordagem dos métodos de forma combinada, o processo de avaliação e feedback são imediatos durante as aulas de Peer Instruction. Os resultados quantitativos mostram que a combinação dos métodos tem impactos positivos sobre a aprendizagem dos alunos, demonstrados a partir das avaliações e análises estatísticas. Quanto à interação e participação em sala de aula e em casa, demonstram que os alunos se motivam e participam ativamente das aulas, e gradativamente aprendem a trabalhar em grupos melhorando assim o relacionamento e a ajuda entre eles. Os resultados obtidos neste trabalho sugerem que ambos os métodos - a Sala de Aula Invertida e a Peer Instruction - podem ser aplicados de forma combinada, e seus resultados demonstram ganhos de aprendizagem, melhoria no relacionamento interpessoal e dinamismo das aulas, além de estar em sintonia com o estilo de vida dos alunos atuais e as novas tecnologias de informação utilizadas como facilitadoras de ensino.
DOI:
10.11606/D.97.2019.tde-06112019-162934
Publisher:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de Lorena
Creation Date:
2019-05-27
Format:
Adobe PDF
Language:
Portuguese
Links
This item in the Library Catalog
Teses e Dissertações USP
Acesso ao doi
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Back to results list
Previous
Result
3
Next
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Searching Remote Databases, Please Wait
Searching for
in
scope:(USP_FISICO)
Show me what you have so far
This feature requires javascript
This feature requires javascript