skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Simulação estocástica de variáveis aleatórias Poisson correlacionadas: aplicação ao controle populacional do percevejo (Euschistus heros Fabricius) da soja (Glycine max L.)

Dias, Raphael Antonio Prado

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz 2014-03-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Simulação estocástica de variáveis aleatórias Poisson correlacionadas: aplicação ao controle populacional do percevejo (Euschistus heros Fabricius) da soja (Glycine max L.)
  • Autor: Dias, Raphael Antonio Prado
  • Orientador: Dias, Carlos Tadeu dos Santos
  • Assuntos: Distribuições Multivariadas; Normal; Poisson; Simulação; Multivariate Distributions; Simulation
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A simulação de dados que seguem distribuição de Poisson é essencial em muitas aplicações reais de várias áreas, tais como saúde, marketing, ciências agronômicas, entre outras em que os dados são contagens multivariadas. Métodos de simulação atuais sofrem de limitações computacionais e restrições à estrutura de correlação e, portanto, são raramente usados. Neste trabalho propôs-se uma modificação do método NORTA para gerar dados com distribuição Poisson multivariada a partir de uma distribuição normal multivariada com matriz de correlações e vetor de médias pré estabelecidos. Como as distribuições Normal multivariada e univariada e a distribuição Poisson univariada já estão implementadas em softwares estatísticos, inclusive no R, implementou-se algumas linhas de código. Mostrou-se que o método funciona bem e é altamente preciso na geração de dados multivariados com distribuição marginais de Poisson, para diferentes estruturas de correlações (negativas e positivas e variando os valores) e para altos e baixos valores de médias. Mostrou-se as vantagens práticas da simulação de dados de Poisson multivariada sobre a normal multivariada na detecção da taxa de falsos alertas de super populações de percevejos, evidenciando que simulações inadequadas podem levar a excesso de falsos alertas. Uma vez que os dados seguem distribuição Poisson multivariada, a taxa de falsos alertas pode ser maior do que a imaginada. Essa taxa pode ser estimada por um modelo ajustado. A mesma técnica pode ser aplicada em diversos problemas de várias áreas do conhecimento.
  • DOI: 10.11606/T.11.2014.tde-06052014-165527
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
  • Data de criação/publicação: 2014-03-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.