skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Efeito de diferentes gomas de mascar sobre o pH salivar de crianças em dentição decídua

M. G. P. Silva L. M. G Monteiro; A. H Borges; A. A Carvalhosa; L. E. R Volpato; Maria Aparecida Andrade Moreira Machado; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (28. 2011 Águas de Lindóia, SP)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 25, p. 134, res. PId045, Sept. 2011. Supplement 1

São Paulo 2011

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Efeito de diferentes gomas de mascar sobre o pH salivar de crianças em dentição decídua
  • Autor: M. G. P. Silva
  • L. M. G Monteiro; A. H Borges; A. A Carvalhosa; L. E. R Volpato; Maria Aparecida Andrade Moreira Machado; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (28. 2011 Águas de Lindóia, SP)
  • Assuntos: DENTE DECÍDUO; CRIANÇAS; SALIVA (QUÍMICA)
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 25, p. 134, res. PId045, Sept. 2011. Supplement 1
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Nos últimos anos a goma de mascar vem sendo usada como um importante aliado contra a erosão e cárie dentária. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de gomas de mascar com diferentes componentes sobre o pH salivar de crianças. Foram selecionados 40 voluntários em dentição decídua, de ambos os sexos, não usuárias de medicamentos e com boa saúde bucal. As crianças foram alocadas em 4 grupos: grupo controle (sem gomas de mascar), grupo goma de mascar sem açúcar, grupo goma de mascar com fosfopeptídeo de caseína - fosfato de cálcio amorfo e grupo goma de mascar com xilitol. Todas as crianças foram submetidas à escovação dentária supervisionada prévia para estabilização do pH bucal. Em seguida, foi realizada a primeira coleta de saliva. Após esta etapa, todas as crianças foram instruídas a beberem lentamente 100ml de refrigerante à base de cola, e após 10 minutos foi realizada outra coleta. Logo após, cada grupo fez uso de sua goma de mascar e a descartou, sendo coletada saliva novamente em intervalos de 5, 10 e 15 minutos após o inicio do uso da goma. Os métodos utilizados para leitura do pH salivar foram fitas colorimétricas e pH-metro digital. A utilização de gomas de mascar acelerou sobremaneira a elevação do PH salivar a níveis bastante alcalinos após o consumo de bebida ácida, principalmente nos primeiros minutos. O pH manteve-se em níveis mais elevados nas gomas contendo xilitol e fosfopeptídeo de caseína - fosfato de cálcio amorfo, independentemente da metodologia utilizada para a sua medição
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: p. 134, res. PId045.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.