skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Studium: universidade, ciências sociais e inovação intelectual
Pires, Alexandre Lucas
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2019-02-28
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Studium: universidade, ciências sociais e inovação intelectual
Autor:
Pires, Alexandre Lucas
Orientador:
Barros, Sergio Miceli Pessoa de
Assuntos:
Ciências Sociais
;
Universidade
;
Inovação
;
Intelectualidade
;
Sociologia
;
Sociology
;
Social Sciences
;
Intelligentsia
;
Innovation
;
University
Descrição:
Esta tese é um estudo teórico e histórico da universidade e das ciências sociais. A investigação teórica procura conceituar e definir sociologicamente a universidade a partir da historiografia disponível. A investigação histórica descreve e analisa o desenvolvimento da universidade com o estudo do caso das ciências sociais brasileiras e o estudo do interesse dos cientistas sociais pela causa do meio ambiente. O ensaio de teoria da universidade resulta no conceito de studium e os esboços de história das ciências sociais e dos cientistas sociais resulta nos conceitos de inovação institucional e inovação intelectual. A conclusão é que o desenvolvimento da universidade e de suas disciplinas e de seus assuntos estão condicionados pelos aspectos não-educacionais e extra-educacionais da universidade. O conceito de studium opera a ruptura analítica com o enquadramento educacional da universidade, abrindo caminho para a descrição e a explicação das condicionantes sociológicas da inovação intelectual e inovação institucional na universidade.
DOI:
10.11606/T.8.2020.tde-28022020-173610
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Data de criação/publicação:
2019-02-28
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Teses e Dissertações USP
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
5
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript