skip to main content

As identidades de educadoras de crianças pequenas caminhos plurais

Marineide de Oliveira Gomes

Educação & Linguagem São Bernardo do Campo v. 9, n. 13, p. 252-269, 2006

São Bernardo do Campo 2006

Localização: FFCLRP - Fac. Fil. Ciên. Let. de R. Preto    (pcd 1572720 )(Acessar)

  • Título:
    As identidades de educadoras de crianças pequenas caminhos plurais
  • Autor: Marineide de Oliveira Gomes
  • Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR; IDENTIDADE PROFISSIONAL; PROFESSORES
  • É parte de: Educação & Linguagem São Bernardo do Campo v. 9, n. 13, p. 252-269, 2006
  • Descrição: O trabalho aqui desenvolvido é resultado de uma pesquisa de doutorado, que objetivou apontar os caminhos da construção das identidades profissionais de educadoras que educam e cuidam de crianças de zero a seis anos em creches e pré-escolas e de estagiárias de um curso de Pedagogia habilitação em Educação Infantil no município de Santo André (SP). Para essa análise compreendemos que os desenvolvimentos pessoal, profissional e institucional são indissociáveis e que o estágio no curso de Pedagogia pode representar um eixo de articulação entre a formação de professores em nível superior de crianças pequenas e a formação contínua de educadores em instituições de educação infantil. A abordagem metodológica utilizada é a da pesquisa qualitativa, na forma de pesquisa-ação colaborativa, com narrativas orais e escritas e participação das colaboradoras em grupos de pesquisa/formação. Observamos que, a exemplo do histórico de origem das creches e pré-escolas no Brasil, as identidades das educadoras que atuam nessas instituições percorrem caminhos plurais, construídas em tempos e espaços próprios. Constatamos que as relações de gênero, os saberes invisíveis produzidos ao longo da vida, a imagem de criança que as educadoras têm e os constrangimentos advindos da prática são fatores que interferem na construção dessas identidades profissionais, apontando serem necessários para a educação os cuidados e a socialização profissional de educadoras de crianças pequenas em espaços
    integrados de formação
  • Editor: São Bernardo do Campo
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: p. 252-269.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.