skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Anjo negro: As fundações racistas do Estado no Brasil

Fernández, Marta ; Santiago, Vinícius

Latin American research review, 2019-01, Vol.54 (1), p.121-134 [Periódico revisado por pares]

Pittsburgh: Latin American Studies Association

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Anjo negro: As fundações racistas do Estado no Brasil
  • Autor: Fernández, Marta ; Santiago, Vinícius
  • Assuntos: Black people ; Colonialism ; Democracy ; Fanon, Frantz (1925-1961) ; LITERATURE AND CULTURAL STUDIES ; Masks ; Postcolonialism ; Racism ; Rodrigues, Nelson ; Violence
  • É parte de: Latin American research review, 2019-01, Vol.54 (1), p.121-134
  • Descrição: O artigo visa refletir sobre as fundações raciais do Estado brasileiro através da análise da peça Anjo negro de Nelson Rodrigues. A partir de uma abordagem pós-colonial, argumenta-se que a peça de 1948 pode ser lida como uma crítica à influente visão de “democracia racial” associada à Gilberto Freyre e que seu conteúdo antecipa uma série de ideias posteriormente presentes na obra Pele negra, máscaras brancas ([1952] 2008) de Frantz Fanon. O artigo revela as tensões e violências (re)produzidas pelo Estado no Brasil a partir dos encontros e desencontros entre as múltiplas hierarquias—econômica, patriarcal e racial—exploradas por Nelson Rodrigues ao longo da trama. The article reflects on the racial foundations of the Brazilian state through an analysis of the play Black Angel by Nelson Rodrigues. From a postcolonial approach, it is argued that this 1948 play can be read as a critique of the influential vision of “racial democracy” associated with Gilberto Freyre and that its content anticipates a whole range of ideas later found in the book Black Skin, White Masks ([1952] 2008), by Frantz Fanon. The article reveals the tensions and violence (re)produced by the state in Brazil through the encounters and disagreements between the multiple hierarchies—economic, patriarchal, and racial—explored by Nelson Rodrigues throughout the plot.
  • Editor: Pittsburgh: Latin American Studies Association
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.