skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

A Pesquisa e a Sala De Aula avaliar a aprendizagem dos alunos em um projeto interdisciplinar

Patricia Takahashi Lopes Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira

2021

Localização: IF - Instituto de Física    (https://doi.org/10.11606/D.81.2021.tde-13122021-130716 )(Acessar)

  • Título:
    A Pesquisa e a Sala De Aula avaliar a aprendizagem dos alunos em um projeto interdisciplinar
  • Autor: Patricia Takahashi Lopes
  • Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
  • Assuntos: CIÊNCIA -- ESTUDO E ENSINO; FÍSICA -- ESTUDO E ENSINO; EDUCAÇÃO; MÉTODOS DE ENSINO; INTERDISCIPLINARIDADE; Ensino De Ciencias; Disciplinar; Ilha Interdisciplinar De Racionalidade; Interdisciplinar; Metodologia De Ensino; Disciplinary; Interdisciplinary; Rationality Interdisciplinary Islands; Teaching Methodology
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho consiste numa pesquisa qualitativa explicativa (Gil, 2007) realizada com uma turma de 9º ano do EF II de uma escola privada da Grande São Paulo. Seu objetivo foi utilizar uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR) - proposta de ensino interdisciplinar proposta pelos trabalhos de Gérard Fourez (1997) e corroborados por Sasseron e Carvalho (2005) e Roth (2003) - na busca por indícios de como a Alfabetização Científica e Técnica (ACT) pode ser promovida no contexto escolar e assim, respondendo à nossa questão sobre como o ensino por projetos promove Alfabetização Científica e Técnica em detrimento do ensino disciplinar e quais são os requisitos fundantes e imprescindíveis para que esse aprendizado aconteça. Usamos na análise metodológica uma perspectiva fenomenológica (Chizzotti, 2003), partilhando o contexto social e cotidiano dos pesquisados e da pesquisadora, durante todo o ano letivo observando as interações dos alunos com os conteúdos disciplinares e interdisciplinares na construção de um produto final caracterizado dentro da IIR. A partir do diário de pesquisa, das filmagens e gravações de áudios, na situação real que é a vivência em sala de aula, e sem influência prévia de nossos pressupostos teóricos, buscamos verificar viabilidade e os elementos que reforçam ou desestabilizam a promoção da ACT. Os resultados apresentados mostram a viabilidade da promoção de Alfabetização Científica e Técnica quando os alunos fazem uso da interdisciplinaridade imersos num projeto pautado numa situação real, proporcionado pela Ilha Interdisciplinar de Racionalidade. No entanto, alguns indícios levantados na pesquisa levam nossa atenção à cultura escolar estabelecida, que precisa estar no foco do planejamento da IIR para que não haja desacordos ou conflitos que possam desestabilizar o trabalho interdisciplinar dentro da IIR.
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: 209 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.