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Paisagem e poética: um estudo sobre criação e ensino de arquitetura a partir da experiência da Escola de Arquitetura e Design da Pontificia Universidade Católica de Valparaíso

Meurer, Clara Machado

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2021-02-10

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Paisagem e poética: um estudo sobre criação e ensino de arquitetura a partir da experiência da Escola de Arquitetura e Design da Pontificia Universidade Católica de Valparaíso
  • Autor: Meurer, Clara Machado
  • Orientador: Sandeville Junior, Euler
  • Assuntos: Experimentação; Métodos De Ensino; Paisagem; Poética; Educational Methods; Experimentation; Landscape; Poiesis
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O trabalho propõe discussões sobre os processos do ensinar e criar em Arquitetura a partir das relações estabelecidas com a paisagem e abre questionamentos gerais sobre os conteúdos que compõem os currículos de formação nas faculdades de Arquitetura brasileiras, e sobre o papel dos arquitetos nas sociedades contemporâneas. Para tanto, parte de uma análise da filosofia, dos métodos e das práticas aplicados na experiência de ensino da Escola de Arquitetura e Design da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso (EAD-PUCV), Chile, apresentada como estudo de caso. A título de aproximação aos campos teóricos, são abordados o conceito da poética (poiesis) e um conjunto de visões desenvolvidas no campo dos Estudos da Paisagem. O trabalho foi estruturado a partir de duas frentes: uma seção inicial de discussão dos conceitos, composta por dois capítulos; e uma seção de análise da experiência de ensino chilena, composta por três capítulos. A aproximação ao estudo de caso é realizada a partir da observação da inserção da palavra (el habla) nas falas, nos atos poéticos, nas disciplinas e nas publicações que compõem a Bibliografia Fundamental da EAD-PUCV, e como ela seria compreendida enquanto método pelos professores da Escola. Observou-se, ainda, sua inserção na estrutura acadêmica, através das relações que estabelece no plano individual (de formação dos alunos) e na esfera da coletividade, através das práticas da Ciudad Abierta e das travesías. Através das análises, foi possível relacionar e discutir os padrões de interação com a paisagem existentes nos ambientes de ensino de Arquitetura brasileiros, e avaliar os benefícios na adoção de práticas em diálogo com a paisagem.
  • DOI: 10.11606/T.16.2021.tde-30042021-163114
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2021-02-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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