skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Dieta e câncer no nordeste do Brasil avaliação do consumo de alimentos e grupos de alimentos em relação ao câncer de mama [resumo]

Flávia Emília Leite de Lima Maria do Rosário Dias de Oliveira Latorre; Maria José de Carvalho Costa; Regina Mara Fisberg; Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (8. 2006 Rio de Janeiro)

Ciência & Saúde Coletiva Rio de Janeiro n. esp., 2006

Rio de Janeiro 2006

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (CD107 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Dieta e câncer no nordeste do Brasil avaliação do consumo de alimentos e grupos de alimentos em relação ao câncer de mama [resumo]
  • Autor: Flávia Emília Leite de Lima
  • Maria do Rosário Dias de Oliveira Latorre; Maria José de Carvalho Costa; Regina Mara Fisberg; Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (8. 2006 Rio de Janeiro)
  • Assuntos: DIETA; NEOPLASIAS MAMÁRIAS; CONSUMO DE ALIMENTOS
  • É parte de: Ciência & Saúde Coletiva Rio de Janeiro n. esp., 2006
  • Notas: Em CD-ROM
  • Descrição: Introdução: Em estudos que avaliam a associação entre dieta e doença, a relação da gordura e das vitaminas antioxidantes com o câncer, em especial com aqueles de maior incidência, tem sido amplamente discutida. Têm-se observado que onde há um maior consumo de gorduras, a incidência de câncer de mama é maior. É também sabido que o aumento do consumo de frutas e vegetais provavelmente reduz o risco de câncer e a escassez de pesquisas no país impede que saibamos que alimento ou nutriente em específico poderia estar contribuindo mais nessa redução. O padrão alimentar nas diversas regiões do Brasil é bastante heterogêneo, o que torna necessário observar qual seria a região com maior ou menor risco dos diversos tipos de câncer, no que concerne a alimentação.Objetivo: Investigar o papel da dieta no câncer de mama. Métodos: Realizou-se um estudo tipo caso-controle de base hospitalar no Município de João Pessoa, Paraíba. Participaram 183 indivíduos (89 casos e 94 controles) na faixa etária entre 30 e 80 anos, com pareamento por idade, pela distribuição esperada dos casos. Foi aplicado um questionário sobre características sócio-demográficas e reprodutivas, bem como questões sobre prática de atividade física, peso e altura. Os dados de consumo alimentar foram obtidos através de um questionário quantitativo de freqüência alimentar (QQFA), cujo desenvolvimento, reprodutibilidade e validade foram realizados anteriormente para o presente estudo. O consumo alimentar de casos e controles foram avaliados por alimentos e grupos de alimentos categorizados em tercis de consumo pela distrbuição esperada do grupo controle. A estimativa dos valores da Odds Ratio (OR) e Intervalos de Confiança de 95% foi realizada por regressão logística múltipla não-condicional.
    Resultados O consumo de frutas e sucos, feijão e leite e derivados apresentaram uma forte associação com a redução no risco de câncer de mama. O consumo de carnes vermelhas esteve positivamente associado ao risco de câncer de mama (OR= 4.30, IC95%= 1,74-10,67, p for trend= 0,00). Em relação às preparações, o consumo de carnes fritas também esteve associado ao aumento no risco de câncer de mama. Não foi observada associação entre o consumo dos grupos de vegetais e embutidos com o câncer de mama. Conclusões: Os dados sugerem que o consumo de carne vermelha e carnes fritas podem ser fatores de risco e o consumo de frutas, feijão e leite e derivados pode atuar como protetor do câncer de mama.
  • Editor: Rio de Janeiro
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: 1 CD-ROM.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.