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Saúde do escolar: conduta e opinião de professores do sistema de ensino do Estado de São Paulo

Temporini, Edméa Rita

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública 1986-09-26

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Saúde do escolar: conduta e opinião de professores do sistema de ensino do Estado de São Paulo
  • Autor: Temporini, Edméa Rita
  • Orientador: Candeias, Nelly Martins Ferreira
  • Assuntos: Educação Em Saúde; Ensino; Serviços De Saúde Escolar; Health Education; School Health Services; Teaching
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta pesquisa tem por objeto o estudo da conduta e opinião de professores na identificação e atendimento de alunos com problemas de saúde, tendo em vista o desenvolvimento de projeto do Departamento de Assistência ao Escolar, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Pretende-se oferecer subsídios para o planejamento de programas de orientação em saúde aos setores governamentais interessados na temática. A população foi constituída por 532 professores da primeira série do primeiro grau, de escolas estaduais situadas em treze municípios do Estado de São Paulo, onde inicialmente foi implantado o \"Sistema Integrado de Atendimento Médico ao Escolar\". Selecionaram-se as seguintes variáveis independentes: município-sede da escola, características pessoais, profissionais e de preparação do professor. Utilizou-se questionário como instrumento de medida. Os resultados revelaram diferenças na conduta e opinião dos respondentes, conforme o município estudado, bem como possível relação entre o fato de o professor ter sido preparado pelo Orientador de Ações de Assistência ao Escolar (OAE) e a maior regularidade na observação e atendimento de distúrbios de saúde dos alunos. A cobertura na orientação dada pelos OAEs variou, entre os municípios, nos limites de 70 a 100%. A maioria dos professores foi preparada para as, ações propostas. É insatisfatória a proporção de docentes que atenderam as recomendações técnicas. A observação de saúde foi a atividade mais realizada e vista como atribuição do professor. Ocorreu alguma inconsistência entre opinião e conduta em relação a determinadas atividades. Os professores atribuíram predominantemente ao OAE a incumbência de encaminhar alunos e registrar dados. O grupo de mais idade e mais anos de magistério apresentou maior grau de realização. Sugere-se incremento da orientação aos professores, apoio administrativo às atividades do OAE e aumento da carga horária destinada a essa função, pesquisa de fatores limitantes e reformulação do currículo dos cursos de magistério para melhor preparo do professor em saúde escolar.
  • DOI: 10.11606/T.6.1986.tde-25082022-155329
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 1986-09-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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