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Escrita, argumentação e o Enem: o ensino da redação pela plataforma do Youtube

Leandro, Michel Luís Da Cruz Ramos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2023-09-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Escrita, argumentação e o Enem: o ensino da redação pela plataforma do Youtube
  • Autor: Leandro, Michel Luís Da Cruz Ramos
  • Orientador: Pacifico, Soraya Maria Romano
  • Assuntos: Argumentação; Redação Do Enem; Escrita; Autoria; Youtuber; Enem Writing; Authorship; Argumentation; Writing
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta tese ancora-se nos postulados téorico-metodológicos da Análise de Discurso francesa, construída por Michel Pêcheux, na década de 1960, e, propagada no Brasil, no início dos anos 1980, por Eni Orlandi. Além disso, este trabalho dialoga com teóricos de outras áreas científicas, principalmente, a educação. O objetivo central é analisar como a redação do Enem, isto é, a escrita-argumentativa, é discursivizada no digital, em que o digital é uma instância material, observando-se os efeitos de sentido que os discursos dos sujeitos-internautas podem provocar na constituição imaginária da profissionalidade docente contemporânea e o que venha a ser ler, escrever, argumentar e ocupar a posição discursiva de autor, com base no que circula sobre \"ensino\" de redação, no Youtube. Para isso, selecionou-se o corpus, a partir de três canais do Youtube, a saber: Débora Aladim, Poxa Lulu e Luma e Ponto. Os canais foram selecionados com base no número expressivo de seguidores e visualizações que os conteúdos tiveram, o que mostra a sua sumidade na dinâmica digital dos algorítimos, isto é, todo sujeito-internauta que busca por conteúdos sobre o Enem, na plataforma, de algum modo, possivelmente, cairá em algum destes canais. Os vídeos foram transcritos e as análises foram feitas com base na ideia de recorte, compreendido como \"nacos do discurso\" (PACÍFICO, 2002), onde estão materializados linguisticamente os indícios de um modo de funcionamento discursivo, em que o recorte deve remeter à ideia de polissemia e não informação (ORLANDI, 1996), visto que o recorte mantém uma relação com a constituição histórica do sentido do texto. As análises apontam que o sujeito-youtuber trabalha a questão da escrita-argumentativa, em especial a redação do Enem, em um viés da informação que está para a capacitação (ORLANDI, 2017), sustentado no discurso do \"segredo/fórmula\" da redação nota mil e da \"pedagogia das competências\", que estão inseridas na ideologia neoliberal (LAVAL, 2019), em que a escrita passa a ser mercadoria. Neste cenário, o direito à argumentação (PACÍFICO, 2016) e à assunção à posição de autor é negado, em detrimento de um conceito de autoria, divulgado pelo sujeito-youtuber que só leva em consideração a dimensão gramatical e linguística do texto, de maneira bastante superficial, desconsiderando a dimensão discursiva (o sujeito, as condições de produção, a história dos sentidos, a ideologia) da argumentação e da autoria.
  • DOI: 10.11606/T.59.2023.tde-06112023-112540
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2023-09-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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