skip to main content

MARKETING METRICS EM COMUNICAÇÃO NO AGRONEGÓCIO: UM ESTUDO DO CASO NO PÓLO REGIONAL DE VIÇOSA ATRVÉS DO MODELO DE AMBLER

Teixeira, Maísa Gomide ; Higuchi, Agnaldo Keiti ; Vieira, Francisco Giovanni David Vieira

Contextus (Fortaleza), 2008-06, Vol.6 (1), p.29-38 [Periódico revisado por pares]

Universidade Federal do Ceará

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    MARKETING METRICS EM COMUNICAÇÃO NO AGRONEGÓCIO: UM ESTUDO DO CASO NO PÓLO REGIONAL DE VIÇOSA ATRVÉS DO MODELO DE AMBLER
  • Autor: Teixeira, Maísa Gomide ; Higuchi, Agnaldo Keiti ; Vieira, Francisco Giovanni David Vieira
  • Assuntos: Agronegócio ; Comunicação ; Marketing ; Medidas de marketing
  • É parte de: Contextus (Fortaleza), 2008-06, Vol.6 (1), p.29-38
  • Descrição: Este trabalho busca apresentar uma análise da utilização de Marketing Metrics em comunicação em uma empresa brasileira atuante no agronegócio, particularmente na Zona da Mata mineira, a partir do modelo proposto por Ambler (2000). A questão de pesquisa contida no trabalho relaciona-se à adoção de medidas de desempenho por parte de empresas no acom-panhamento de atividades de marketing. O estudo dessa questão tem se caracterizado como relevante para praticantes e acadêmicos devido à dificuldade de se mensurar o retorno sobre o investimento em marketing. Os procedimentos me-todológicos adotados para a condução do estudo envolveram o emprego de pesquisa descritiva com corte transversal e a realização de entrevistas semi-estruturadas junto ao principal executivo de marketing da empresa localizada no pólo regi-onal de Viçosa, área escolhida como referência empírica para a pesquisa. Os resultados da pesquisa indicam a presença de parâmetros de medição não-financeiros, tanto internos quan-to externos. Porém, a presença de critérios pouco precisos para discriminar a contribuição das atividades de comunicação em marketing nos lucros também foi detectada.
  • Editor: Universidade Federal do Ceará
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.