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O ensino religioso nas escolas públicas paulistas (1930-1945)

Greco, Angelo Antonio

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2017-03-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O ensino religioso nas escolas públicas paulistas (1930-1945)
  • Autor: Greco, Angelo Antonio
  • Orientador: Marcilio, Maria Luiza
  • Assuntos: Ensino Religioso; Era Vargas; Escola Pública; Igreja Católica; São Paulo; Catholic Church; Religious Education; Public School; Vargas Age
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Após a Proclamação da República no Brasil, em 1889, houve a separação entre Igreja Católica e política, sendo que o Ensino Religioso não podia ser aplicado nas escolas públicas, apenas em particulares. Nos anos 1920, a Igreja Católica se reaproximou dos políticos. Essa reconciliação ficou mais evidente depois da Revolução de 1930, quando Getúlio Vargas chegou ao poder e, alguns meses depois, publicou o decreto que tornava o Ensino Religioso facultativo nas escolas públicas, em abril de 1931. Esta Tese mostra como o Ensino Religioso foi instrumento de fortalecimento católico, reconquistando espaços perdidos na República Velha, num movimento que tinha como contexto as ações de romanização, de ultramontanismo e da Ação Católica, fundada pelo papa Pio XI. O decreto de Vargas foi feito claramente em benefício dos católicos e, anos depois, foi incorporado na Constituição de 1934, por pressão da Liga Eleitoral Católica. O Ensino Religioso era considerado como obra principal pelos católicos e houve grande organização na Arquidiocese de São Paulo, com fiscais e delegadas fazendo relatórios do seu andamento nas escolas. Para melhor discussão do assunto, foi escolhida a análise das escolas públicas, pois houve a inserção do ensino católico num ambiente laico, com alunos de outras confissões religiosas.
  • DOI: 10.11606/T.8.2017.tde-31072017-153815
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2017-03-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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