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Freire e Vigotski: um diálogo entre a pedagogia freireana e a psicologia histórico-cultural.

Poli, Solange Maria Alves

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2008-02-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Freire e Vigotski: um diálogo entre a pedagogia freireana e a psicologia histórico-cultural.
  • Autor: Poli, Solange Maria Alves
  • Orientador: Oliveira, Marta Kohl de
  • Assuntos: Desenvolvimento Humano E Educação; Freire E Vigotski; Psicologia E Pedagogia; Freire And Vigotski; Human Development And Education; Psichology And Pedagogy
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Tecer o encontro, demonstrar as possibilidades efetivas de diálogo entre a pedagogia freireana e a psicologia histórico-cultural. Esse é o objeto central, mobilizador do presente estudo. Oriundo de indagações sobre uma vivência concreta de implementação dos princípios da pedagogia freireana, acabou se constituindo num objeto teórico cuja pesquisa e elaboração fortalecem a tese inicial de que a psicologia histórico-cultural e a pedagógica freireana podem constituir-se mutuamente campos férteis de encontro e diálogo. A tessitura proposta se materializa através da articulação, no âmbito do fundamento teórico, das categorias de trabalho, consciência e linguagem, tal como concebidas pelo materialismo histórico-dialético, compreendido aqui como base comum para o diálogo entre Paulo Freire e Lev Vigotski e, no âmbito interno da teoria psicológica e da pedagogia em questão, as categorias de mediação simbólica, internalização, mediação pedagógica, construção do conhecimento e elaboração conceitual, concebidas como campos teóricos de diálogo desses pensadores. Com base nesse arcabouço teórico, realizo uma reflexão acerca do lugar efetivo do encontro e do diálogo propostos: a escola e a sua organização em torno de processos de construção do conhecimento e desenvolvimento humano. Os resultados alcançados pelo processo de investigação teórica, permitem afirmar, antes e sobretudo, a efetiva possibilidade de diálogo e de encontro entre Paulo Freire e Lev Vigotski e, ainda, acrescentar que, se por um lado a pedagogia freireana pode constituir-se campo fértil de mediação dos pressupostos da psicologia histórico-cultural, por outro, aquela, constitui-se espaço profícuo de pesquisa sobre os processos do desenvolvimento de modos tipicamente humanos de ser e de pensar, como objetos de investigação desta.
  • DOI: 10.11606/T.48.2008.tde-16062008-133010
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2008-02-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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