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Nostalgia moderna: a consagração do Modernismo e o mercado de arte nos anos 1970 na doação do Banco Central do Brasil para o MAC USP

Rodrigues, Rachel Vallego

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Estética e História da Arte 2019-08-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Nostalgia moderna: a consagração do Modernismo e o mercado de arte nos anos 1970 na doação do Banco Central do Brasil para o MAC USP
  • Autor: Rodrigues, Rachel Vallego
  • Orientador: Magalhães, Ana Gonçalves
  • Assuntos: Cinquentenário Da Semana De Arte Moderna; Mercado De Arte; Galerias De Arte; Arte Moderna; Banco Central Do Brasil; Coleção De Arte; Fiftieth Anniversary Of Week Of Modern Art; Art Collection; Central Bank Of Brazil; Art Market; Art Galleries; Modern Art
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte - ECA/FAU/FFLCH
  • Descrição: Nostalgia Moderna propõe uma revisão de como o modernismo foi interpretado, apresentado e comercializado entre as décadas de 1960 e 1970, quais atores estiveram engajados na sua promoção e seu papel político-cultural numa década marcada pela censura e repressão. A pesquisa procurou interpretar o funcionamento do sistema artístico nacional sob três aspectos: a aclamação pública do movimento modernista durante as comemorações, em 1972, do cinquentenário da Semana de Arte Moderna; o aporte do Estado como promotor de políticas culturais que viabilizavam institucionalmente esse projeto de arte nacional; e o papel do mercado de arte como ápice da consagração, que incorporava status, tradição e raridade à comercialização da arte moderna em leilões. A conjugação desses elementos possibilitou a compreensão de como o reconhecimento oferecido pelo sucesso comercial pode ocorrer somente após a identificação da pertinência histórica daquelas obras, conduzidas pelo pensamento autoritário que buscava nesse lastro um sentido de continuidade, mesmo que não linear. Essa revisão, certamente mais abrangente, culmina na análise da doação da coleção de gravuras do Banco Central do Brasil ao MAC USP. De qualquer ângulo que questionássemos as obras, lacunas sobre as condições do mercado de arte naquele período reforçavam a necessidade de compreender o contexto de sua produção, de modo que uma discussão aprofundada sobre a consagração do modernismo e o mercado de arte era imprescindível.
  • DOI: 10.11606/T.93.2020.tde-04032020-151310
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Estética e História da Arte
  • Data de criação/publicação: 2019-08-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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